Evento acontecerá na semana de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Brasília, sob o tema “O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil”;

A programação do 6º Congresso Nacional do CONFIES propõe um amplo debate sobre políticas de interesse das Fundações de Apoio, que são integrantes do Sistema Nacional de Educação, Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) – prestes a celebrar 35 anos de existência – é difundir o papel dessas entidades que gerenciam a pesquisa das universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. Além disso, mostrar a importância da ciência e da criação de políticas públicas baseadas no conhecimento científico e tecnológico.

Com o tema central “O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil”, o 6º Congresso Nacional do CONFIES acontecerá na semana de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023, na Fundação Finatec, vinculada à Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. Esse será o primeiro encontro 100% presencial do Conselho após a pandemia; será também o primeiro no novo governo, ou seja, em um cenário de sinais de retomada das atividades de pesquisa.

A programação do evento propõe, por exemplo, conferências, mesas-redondas e fóruns. Além de oficinas temáticas sobre processos de gestão/administração estimulando parcerias e intercâmbio de ideias entre essas entidades, além de buscar mais agilidade e segurança aos projetos de pesquisa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) apoiadas pelas 99 fundações filiadas ao CONFIES. Essas fundações gerenciaram no ano passado mais de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa de suas entidades apoiadas (e mais de 22 mil projetos).

DESBUROCRATIZAÇÃO DAS PESQUISAS

A intenção do atual Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, é a de realizar debates relevantes sobre o papel das Fundações de Apoio tanto na captação de recursos (públicos e privados) como na gestão das atividades de pesquisa. Além de discutir as relações dessas entidades com os órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), na esperança de destravar mais a produção do conhecimento científico e tecnológico nacional e, assim, a educação e a ciência brasileiras poderem estar alinhadas aos avanços internacionais.

Alguns dos temas previstos na programação são: “Incorporação das Fundações de Direito Privado na Chamada Administração Pública”; “Estudos sobre as relações dos órgãos de controle para com as Fundações de Apoio”, e “Importação de Bens Destinados a Pesquisa”.

PRÊMIO BOAS PRÁTICAS E ANIVERSÁRIO DO CONFIES

Entre outras atividades também previstas destaca-se a entrega do Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio –, concurso criado, há cinco anos, para premiar os melhores projetos desenvolvidos por essas entidades, a fim de estimular, cada vez mais, as boas práticas de gestão dos recursos das pesquisas científicas e tecnológicas. Outro destaque previsto na programação é o aniversário de 35 anos do CONFIES.

Para o Presidente do CONFIES, o 6º Congresso Nacional do CONFIES deverá ser um marco na história da entidade. A expectativa é de que um grande contingente de membros das fundações filiadas participe do evento, assim como inúmeros convidados previstos: ministros, cientistas, educadores, estudantes, políticos e participantes do público em geral.

➡️ Acesse a programação preliminar em nosso site no link em: https://6congressoconfies.org.br

Atendimento à imprensa
61 98374-7656
comunicacao@confies.org.br
Viviane Monteiro

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br