Decisão foi aprovada, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária do CONFIES, realizada na quinta-feira, 14/09/2023, por plataforma virtual

A Diretoria do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) aprovou, por unanimidade, a aquisição de uma sala, além de duas vagas de garagens, em Brasília.

A decisão foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária com as fundações filiadas, na quinta-feira, 14/09/2023, por plataforma virtual. A proposta prevê ampliar e modernizar a sede do CONFIES, onde está situada a parte Administrativo do Conselho, no Edifício Embassy Tower, no Centro Empresarial Asa Sul, na capital federal.

Pelo fato de o imóvel, a ser adquirido, estar ao lado da sala atual, isso permitirá expandir e melhorar o espaço da sede, além de trazer conforto para os profissionais que trabalham no local e que precisam de estacionamento para seus veículos diante do concorrido espaço da região central de Brasília para abrigar milhares de carros. O contrato de compra deverá ser assinado assim que os trâmites burocráticos sejam vencidos, o que engloba inclusive o registro da Ata da Assembleia em cartório.

Na abertura do encontro, o presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz – que falou diretamente da sede, em Brasília, onde tem agenda de trabalho de três dias nesta semana na 4ª-feira (13), 5ª-feira (14) e 6ª-feir (15) –, explicou que a aquisição não deverá gerar despesas para as filiadas, já que os valores para a quitação dos bens serão provenientes de reserva de caixa do Conselho.

Operação estratégica

Também Professor Titular da UFBA, Queiroz acrescentou que a aquisição desses bens é estratégica e que representa uma oportunidade para ajudar a fortalecer mais as filiadas ao CONFIES. O Conselho reúne hoje 99 fundações que gerenciaram no ano passado mais de R$9 bilhões, entre recursos públicos e privados, captados para atividade de pesquisa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs). O montante gerido e captado pelas filiadas ao CONFIES é equivalente ao orçamento deste ano do FNDCT – o principal fundo de fomento à pesquisa científica e tecnológica –, na ordem de R$ 9,6 bilhões.

Queiroz lembrou que essa operação concretiza o sonho de gestões anteriores do Conselho que, há anos, esperavam por boas oportunidades de negócios para ampliar o espaço da sede. Ou seja, aguardavam ficar vazia e disponível para venda uma sala ao lado da unidade atual, além de garagens, e que, nesse caso, os desembolsos coubessem no orçamento da instituição.

O Vice-Presidente do CONFIES, Fernando Grilo Gomes, concordou com a operação e a considerou extremamente positiva para atuação do CONFIES, já que o negócio permitirá ampliar e modernizar a sede atual e abrir espaço para que a unidade seja mais frequentada tanto pelas filiadas como pelos membros da Diretora em eventuais necessidades. “Será um excelente local para fazer também reuniões, por exemplo. Isso é uma coisa importantíssima para reforçar a nossa unidade e a nossa identidade”, considerou.

6º Congresso Nacional do CONFIES

Ao finalizar a reunião, o Presidente do CONFIES agradeceu a todos e disse esperar encontrá-los no 6º Congresso do CONFIES, que acontecerá na semana de 29 de novembro a 1º de dezembro/2023, na Fundação Finatec, vinculada à Universidade de Brasília (UnB).

Agenda em Brasília

Antes de participar da Assembleia Geral Extraordinária, na primeira etapa do dia, o Presidente do CONFIES tomou café da manhã com o chefe do Gabinete da Presidência da Finep, Fernando Peregrino, que é Presidente Honorário do Conselho (veja foto ao lado).

“Foi um café misturado com reuniões de trabalho, onde trocamos informações para estruturar melhor o nosso Congresso Nacional e outras questões políticas”, resumiu Queiroz, também Diretor da Fundação Fapex, vinculada a UBFA e a outras ICT´s.

 

Atendimento à imprensa 
comunicacao@confies.org.br

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br