Também Diretor da Fundação Fapex e Professor Titular da UFBA, Antônio Fernando Queiroz se colocou como voluntário para compor um Grupo de Trabalho (GT) criado para organizar propostas relativas à retomada do Marco Legal;
O presidente do CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica –, Antônio Fernando Queiroz, participou na última sexta-feira (6/10) da 2ª reunião do Conselho Consultivo FINEP, após a sua reinstalação em julho de 2023, durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira da Ciência (SBPC).
Também Professor Titular da UFBA e Diretor da Fundação de Apoio FAPEX, que apoia essa universidade e outras Intituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s), Antônio Fernando observa que o Conselho Consultivo é o órgão mais democrático da Finep, a principal agência de fomento da área de CT&I do País. Tal Conselho é composto por 26 representantes de todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – como academia, setor empresarial e governo –, que são classificados como líderes da chamada tríplice hélice, que reúne governo, universidades e empresas.
Essa é a segunda vez que Antonio Queiroz participa do encontro do Conselho Consultivo da Finep. Nas duas reuniões ele esteve acompanhado da Profa. Sandramara Chaves, que é também Diretora da FUNAPE, Fundação de Apoio à Universidade Federal de Goiás e Suplente do CONFIES nesse mesmo Conselho (veja foto ao lado).
A reunião foi conduzida pelo Presidente da FINEP, Celso Pansera, que estava acompanhado de Diretores e Colaboradores da empresa. O tema central do encontro foi “como usar o potencial do Marco Legal e da Lei de Inovação para agilizar os processos de financiamento”.
Quando solicitado a falar, o Presidente do CONFIES criticou o excesso de expedientes incidentes na atividade de pesquisa e defendeu “menos burocracia para participar dos editais da FINEP e observação da legislação que indica processos que contribuam para diminuir as assimetrias regionais”.
“Essas pontuações se somaram a inúmeras outras, também extremamente relevantes, que enriqueceram o debate no intuito de fornecer contribuições para que a FINEP possa otimizar a forma de atuação junto a seus públicos”, observou.
Durante a reunião, Antônio Fernando também se colocou como voluntário para compor um Grupo de Trabalho (GT) que se encarregará de consolidar propostas relativas à retomada do Marco Legal para serem apresentadas na próxima reunião do Conselho Consultivo, prevista para dezembro.
“Essa reunião foi considerada como ‘um dos momentos mais elevados da atual gestão’. Parabéns para FINEP e a todas e todos que contribuíram para o acontecimento desse mais esse marco democrático, que aliás ocorreu logo no dia seguinte àquele comemorado como “Dia Nacional de Luta pela Democracia Brasileira (05 de outubro)”.
Encaminhamentos
No fim do encontro, Pansera estabeleceu um prazo para próxima reunião, que deverá acontecer em dezembro deste ano. Entre os pontos principais estão: retomar o grupo de trabalho composto por 10 participantes, cinco da Finep, cinco do Conselho Consultivo, criado para organizar propostas relativas à retomada do Marco Legal; e encaminhar as conclusões do GT para o Secretário Executivo do FNDCT.
Estão representadas no conselho as seguintes instituições: ABC, SBPC, ANP, Andifes, CNPq, CONFIES, CNI, Anpei, Abipti, Abruem, Anprotec, BNDES, ABDE, CONFAP, Fiocruz, Foprop, CONSECTI, MD, MDIC, MCTI, MS, Embrapa, Codevat, SENAI, SENAC, MRE.
Comunicação Social
comunicacao@confies.org.br