CONFIES na imprensa!!! O texto está disponível no Jornal da Ciência/SBPC

 

 

Presidente da entidade, Antônio Fernando Queiroz, aprestou os principais pontos do anteprojeto de lei das fundações de apoio na Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, na Capital Federal

Empenhado em viabilizar um novo marco legal das Fundações de Apoio, o Presidente do CONFIES apresentou nesta quinta-feira, 22 de novembro, ao colegiado da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a proposta de um projeto de lei para atualizar a chamada Lei das Fundações de Apoio (Lei nº 8.958/1994) –, que disciplina as relações entre as fundações, as instituições federais de ensino superior (IFES) e as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

O documento foi apresentado na Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília. Em setembro, a minuta havia sido apresentada à Comissão de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo da Andifes, dias após o Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, entregá-la à deputada Luísa Canziani, Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara. CONFIES e Comissão de C&T da Andifes discutem proposta de novo marco legal para Fundações de Apoio às IFES e ICTs

Nesta quinta-feira, na Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, o titular do CONFIES reforçou que as fundações de apoio trabalham hoje com uma legislação arcaica, prestes a completar 30 anos, na contramão dos avanços tecnológicos do século XXI, como a biotecnologia e a inteligência artificial. Ademais, completou Queiroz, “isso se torna cada vez mais necessário e urgente para poder dar à parceria com as IFES e ICTs a agilidade e a segurança necessárias para que essas instituições, consideradas como grandes produtoras de pesquisas envolvendo a ciência, a tecnologia e a inovação, possam estar consoantes com as necessidades atuais da sociedade”.

Conforme Queiroz, o CONFIES irá “acolher” todas as ponderações e sugestões apontadas pelo colegiado da Andifes na proposta de um novo marco legal das Fundações de Apoio.

“As universidades são parceiras fundamentais das Fundações de Apoio nessa empreitada. Vamos discutir todos os pontos no Congresso Nacional do CONFIES, que acontecerá na próxima semana, aqui em Brasília”, acrescentou Queiroz, também Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Diretor Executivo da Fundação Fapex, que apoia a UFBA e outras ICTs da Bahia.

SEGURANÇA JURÍDICA

O consenso é de que a legislação vigente das fundações de apoio precisa ser atualizada para aumentar a segurança jurídica tanto do lado das fundações de apoio como das entidades apoiadas.

“É importante que haja segurança jurídica para todos os envolvidos”, reforçou a Presidente da ANDIFES, Márcia Abrahão.

No dia anterior, na quarta-feira, 21 de novembro, o Presidente do CONFIES apresentou a mesma proposta na audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCTII) do Senado Federal. Em audiência pública no Senado, CONFIES apresenta pontos de proposta de novo marco legal das Fundações de Apoio às IFES e ICTs

PROPOSTAS

Entre os principais pontos desse anteprojeto de lei destaca-se um que recomenda alienação dos produtos e serviços gerados pelas IFES e ICTs de forma que os potenciais rendimentos possam ser reinvestidos no incentivo a pesquisa e inovação.

Outros pontos sugeridos são: flexibilização das chamadas “regras de aquisições de bens e serviços”, que está ligada à ampliação de valores para essas compras, dentre outros aspectos; e melhor definição, prevista em legislação, para que não ocorra a incidência da tributação de impostos sobre as bolsas relacionadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão; além da desburocratização das prestações de contas.

O CONFIES, que completará 35 anos em dezembro deste ano, reúne hoje 101 fundações afiliadas –, entidades de direito privado que gerenciaram no ano passado uma cifra recorde superior a R$ 9 bilhões, oriundos de recursos públicos e privados, da atividade de pesquisa de mais de 280 universidades públicas e demais ICTs. O montante bateu o recorde de cerca de R$ 8 bilhões registrados em 2021.

Também participaram da reunião a Profa. Sandramara Chaves, Diretora da Fundação de Apoio FUNAPE/Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro da Diretoria do CONFIES; e Marianna Camargo, Advogada da fundação Fiotec/Fiocruz-RJ e Secretária do Colégio de Procuradores do CONFIES.

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br