Na prática, as partes discutiram o anteprojeto do CONFIES entregue à Deputada Luísa Canziani (PSD/PR), Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

O Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, abriu discussão na terça-feira (05.09) com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), para ampliar o diálogo relacionado à avaliação sobre a proposta de um novo marco legal das Fundações de Apoio à pesquisa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

Na prática, as partes discutiram o anteprojeto do CONFIES entregue à Deputada Luísa Canziani (PSD/PR), Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A proposta do Conselho prevê atualizar e modernizar a legislação em vigor – a Lei 8.958/1994, prestes a completar 30 anos.

Essa foi a primeira reunião do CONFIES com o colegiado da Andifes, cujo  convite partiu do presidente da Comissão, Prof. Dácio Matheus, também Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC).

É consenso entre as duas entidades a necessidade de reforçar a segurança jurídica das relações entre as Fundações de Apoio e suas entidades apoiadas (IFES e demais Instituições de Ciência e Tecnologia), na tentativa de desatar os “nós” que amarram o desenvolvimento científico, e também promover com mais fluidez a inovação tecnológica do País.

Ao todo, o novo texto que reúne 34 artigos, recomenda, dentre outros dispositivos que devem alavancar avanços significativos em temas centrais de interesse das Fundações de Apoio, IFES e ICTs, a exemplo da alienação de produtos e serviços gerados por essas instituições de ensino e pesquisa, de modo que os rendimentos possam ser reinvestidos no incentivo à investigação científica e na promoção de novos processos e produtos relacionados a tecnologias inovadoras para o  Brasil.

Também participaram da reunião, pelo CONFIES, os membros do Colégio de Procuradores do Conselho, Kleiton Protásio, Coordenador; e Marianna Camargo, Secretária. Já do  lado da Comissão de CT& da Andifes, os Reitores e Reitoras, Danilo Giroldo (FURG), João Paulo Góis (FURG), Kenia Rodrigues (UFNT), entre outros.

Atendimento à Imprensa
Viviane Monteiro
comunicacao@confies.org.br
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br