O segundo dia do 7º Congresso do CONFIES – Fundações de Apoio ao Brasil do Futuro: neoindustrilização, inovações tecnológicas e sociedade, teve uma gama de conteúdos e informações no que tange o desenvolvimento do país com o apoio estratégico das Fundações de Apoio. Dentro desta ótica, aconteceu a Mesa 2 com a temática “A participação das Fundações de Apoio na Construção de uma Estratégia Nacional para a Neoindustrialização – Startups, Deep Techs e seus Ecossistemas – Eixo Neoindustrialização”.

A mesa teve como mediador o Sr. Enio Pontes de Deus – UFC/Diretor de C&T do Proifes e como convidados ilustres o Prof. Fernando Peregrino – Presidente de Honra do CONFIES e Chefe de Gabinete da Presidência da FINEP, o Sr. Valder Steffen Junior – Reitor da UFU, o Prof. Ângelo Gomes – Diretor do Centro de Gestão Ciência, Tecnologia e Inovação e o Sr. André Godoy – Diretor da ABDE.

A palestra foi iniciada por Fernando Peregrino – Presidente de Honra do CONFIES, que trouxe a reflexão com a pergunta: Neoindustrialização e indústria, por que a edição do Congresso escolheu este tema? A ligação da pesquisa feita na universidade e a indústria é fundamental, segundo ele. “Nós temos que participar da gestão do processo tecnológico no país”.  Peregrino alertou que os grandes desafios atuais enfrentados são o orçamento fiscal, a política de juros e a regulação/burocracia. Além disso, 95% da produção científica vem das universidades. Logo, estas instituições têm um potencial enorme de produzir startups e deep techs.

Logo em seguida, a mesa teve a contribuição do Prof. Valder Steffen Junior – Reitor da UFU que colaborou ao dizer que a inovação é inquestionavelmente o combustível que estimula o progresso do país. “Startups e deep techs brasileiras podem ser os motores desta transformação. São empresas de alta tecnologia, alto valor agregado e proporcionam a melhoria da qualidade de vida, e, temos potencial para caminhar nesta direção. Existem alguns desafios para o Brasil que são os investimentos significativos para pesquisas de desenvolvimento que esse tipo de startup requer”, alerta.

Na sequência, a palavra foi dada ao Prof. Ângelo Gomes – Diretor do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação que contribuiu ao alertar que é preciso promover o desenvolvimento e consolidação do ecossistema de inovação e  apoiar o desenvolvimento de deep techs e startups de base científica.  Ângelo deixou a reflexão de como as Fundações de Apoio podem apoiar na construção de uma estratégia nacional para a neoindustrialização?

Por último, o André Godoy, Diretor da ABDE levantou a pauta da sustentabilidade. “Sou funcionário de carreira da FINEP e quando saí de lá percebi como é difícil de encontrar empresas que entendem da lógica das universidades, pesquisa e mercado. E as Fundações de Apoio conseguem entender e tem uma habilidade de como funcionam os projetos, é uma característica singular destas instituições. E as Fundações de Apoio podem fazer esta conexão entre banco, empresa e universidade”, defende.

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br