O presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, tratou desse tema com o Prof. Olival Freire, Diretor Científico do CNPq, em reunião, na quarta-feira, 23 de agosto, na sede do órgão de fomento científico;

CONFIES e CNPq se reúnem com objetivo de acelerar projetos de pesquisa

Com o intuito de acelerar o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica em andamento no País, o CONFIES reforçou o pleito para que fundações de apoio possam gerir investigações apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), notadamente aqueles envolvendo os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

O presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, tratou desse tema com o Prof. Olival Freire, Diretor Científico do CNPq, em reunião, na quarta-feira, 23 de agosto, na sede do órgão, em Brasília. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Queiroz aproveitou o encontro para entregar, em mãos, o seu pedido endereçado ao presidente do CNPq, Ricardo Galvão.

Também participou da reunião a Professora Sandramara Matias Chaves, membro da Diretoria do CONFIES e Diretora da FUNAPE, Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ao reiterar o seu pleito, o CONFIES esclareceu um ponto que o setor jurídico do CNPq havia questionado no primeiro pedido, enviado em maio deste ano. Por sua vez, esse esclarecimento foi considerado positivo pelo Diretor Científico do CNPq.

Como funciona

Em Brasília, CONFIES e CNPq discutem proposta para acelerar mais as pesquisas científicas e tecnológicas do País

Pelas regras em vigor, o CNPq, responsável pelos editais dos INCTs, impede que as fundações de apoio gerenciem projetos desses institutos, com incidência de valores para o serviço de gerenciamento administrativo-financeiro, modelo que já vem sendo praticado em projetos de mais de 280 IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) e ICTs (Instituições Científicas e Tecnológicas).

Na prática, o objetivo do CONFIES, que reúne 99 fundações de apoio, é incentivar a adesão desse tipo de relação entre os Coordenadores dos INCTs e as fundações e, assim, poder contribuir mais para um ambiente seguro e confortável na atividade de pesquisa, de forma que os cientistas possam continuar desempenhando seus papeis e contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento científico-tecnológico do País. O presidente do CONFIES entende que essa é uma demanda antiga de pesquisadores que enfrentam dificuldades de gerir o dinheiro liberado para sua pesquisa, o que representa um serviço extremamente burocrático para quem precisa se dedicar quase que exclusivamente à importante função de investigador científico.

Fundações de apoio

O principal papel das fundações de apoio, regulamentadas pela Lei 8.958/94, é de dar agilidade à pesquisa e à inovação tecnológica das entidades apoiadas. Ou seja, enquanto as fundações ficam responsáveis pela gestão administrativo-financeira dos projetos, os pesquisadores conseguem se dedicar ao desenvolvimento da pesquisa, da ciência e da inovação tecnológica no Brasil, interagindo, inclusive, com outros atores internacionais no estabelecimento de importantes parcerias com essa finalidade.

Em 2022, as fundações de apoio filiadas ao CONFIES gerenciaram mais de R$ 9 bilhões das atividades de pesquisa e de inovação produzidas no âmbito de IFES e ICT´s, batendo o recorde de cerca de R$ 8 bilhões registrados em 2021. Atualmente essas fundações auxiliam de forma preponderante no gerenciamento de mais de 26 mil projetos dessas instituições que estão inseridas no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@confies.org.br

Viviane Monteiro 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br