Entre as filiadas ao CONFIES – com programação de festa junina –, estão as fundações de apoio PAQTcPE, a Fundação FADE, a FAPEX e a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP)

Na esteira dos festejos juninos, sobretudo no Nordeste, Fundações de Apoio de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) – filiadas ao CONFIES –, desenvolveram ações para estimular a solidariedade e o interesse da população pelo ecossistema de CT&I em meio à celebração do tradicional São João.

As festas se iniciam pelo dia de Santo Antônio (13), depois de São João (24) e, por último, mas não menos importante, de São Pedro (29).

No Nordeste, do Maranhão à Bahia – onde algumas cidades celebram até 30 dias de festas –, as homenagens são embaladas pela música, dança, decoração, gastronomia e outras atrações que exaltam a identidade da região.

Filiadas do CONFIES

Entre as filiadas ao CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – , com programação de festa junina, estão a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTcPE), a Fundação FADE, vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a FAPEX, Fundação de Apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP). Hoje o CONFIES possui 98 filiadas que gerenciam cerca de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa conduzida pelas IFES e IC´s.

Stand da Fundação PaqTCPB no 36º Salão do Artesanato Paraibano

Em Campina Grande, onde acontece o “Maior São João do Mundo”, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTcPE), vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Universidade Federal da Paraíba (UFPA), montou um stand na 36ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba –, um evento anual promovido pelo Governo do Estado e pelo Sebrae-PB.

Com a exposição de equipamentos inovadores e interativos, a intenção é de aproximar, cada vez mais, a população dos movimentos científicos e tecnológicos apoiados pela Fundação no Estado, segundo organizadores da instituição. O público poderá conferir, no stand da Fundação PAQTcPE, tanto ações da fundação como de parceiros do ecossistema da Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande. Um exemplo que o público poderá conferir, lá, é o equipamento simulador de voos de avião. Saiba mais na programação do stand no site da fundação.

“Além de ser a cidade do maior São João do Mundo, Campina Grande é uma cidade de economia criativa e de inovação”, destaca a Diretora Técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira. “Preparamos uma programação de ações e atividades na área de negócios criativos do evento, juntamente com os parceiros do ecossistema de CTI”.

Com o tema “Tudo vira arte na feira de Campina”, a atração do Salão do Artesanato da Paraíba deste ano, iniciada em 08 de junho, ficará disponível até 02 de julho, todos os dias de 15h às 22h. O evento é gratuito e a organização pede para levar um quilo de alimento não perecível.

Fundação da UFPE promove São João Solidário

Já em Pernambuco, a Fundação FADE, vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), investirá na campanha “São João Solidário”. Lá será realizado um concurso de casais chamado “Rei e Rainha do Milho”. O objetivo é estimular a arrecadação de produtos para doação a casas de apoio da capital de Recife. O casal campeão será o responsável pela maior quantidade de itens de higiene e limpeza arrecadados. No total, foram inscritos três casais, segundo a Assessoria de Comunicação da Fundação.

O resultado do concurso será divulgado no decorrer do evento, nesta quinta-feira, 22 de junho, que reunirá os colaboradores de todos os setores da FADE. Na ocasião, serão divulgados o volume dos produtos arrecadados e os nomes das respectivas casas que receberão as doações.

Nesse mesmo dia, a FADE realizará ainda a festa do “Casamento Matuto (conhecido como casamento de maria ou casamento da roça)”, a ser regado a música e comidas típicas para os participantes.

“Além de investir na conscientização sobre a necessidade de ajudar o próximo, a proposta da programação do evento visa a investir na integração das equipes que deverão se mobilizar bastante para arrecadar os produtos”, acrescenta a assessoria da FADE.

Confraternização interna na Bahia

Fundações de Apoio às atividades de IFES e ICT´s da Bahia também seguem em ritmo de festa junina. Lá, a FAPEX, Fundação de Apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de outras instituições de pesquisa, e a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP), vinculada ao Instituto Federal da Bahia (IFBA) e outras IFES e ICT´s, realizarão confraternizações juninas fechadas para colaboradores, a Diretoria e convidados, além de outras iniciativas.

Influência dos portugueses

Os festejos juninos foram trazidos para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Estudioso da festa de Santo Antônio, o Professor de Pintura e Composição Decorativa da Escola de Belas Artes da UFBA, Luiz Mario Costa Freire, se debruçou sobre a origem do chamado Santo Casamenteiro, que é popular tanto em Portugal como no Brasil, onde é cercado por simpatias, folclore e tradições.

Nascido em Lisboa, Portugal, em 13 de setembro de 1191, Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos, nas vizinhanças de Pádua, Itália. Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua.

Tradicionalmente, conforme o Pesquisador, a festa de Santo Antônio consiste em 13 dias de orações realizadas por inúmeros devotos católicos, movimento chamado de Trezenas de Santo Antônio. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa. No Brasil, há 300 anos, essa tradição saiu da igreja católica e adentrou as casas do Recôncavo Baiano, segundo Luiz Mario.

Com Doutorado em Pintura pela Escuela de Bellas Artes de San Carlos / Universidad Politécnica de Valencia, Espanha (2015), o Pesquisador acrescenta que, em sua passagem acadêmica pela Europa, identificou a existência do Santo Antão ou Antonio Abad, tão popular como é o Santo Antônio aqui e em Portugal. Apesar de ser desconhecido no Brasil, esse Santo egípcio nomeia a cidade Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

Conforme o Pesquisador, Santo Antão nasceu em 251 d.C. e morreu em 356, com 105 anos. Na Europa, esse Santo é homenageado em 17 de janeiro, cuja devoção foi iniciada na França, após dois séculos e meio, praticamente nos anos 600.

Assessoria de Comunicação
Viviane Monteiro 
comunicacao@confies.org.br

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br