O titular do CONFIES, Fernando Peregrino, criticou a falta de interesse público no dinamismo da ciência brasileira 

Se for aprovada no Congresso Nacional, a Medida Provisória que impõe limites à utilização dos recursos do FNDCT deverá “desmoralizar” a decisão do Legislativo que havia blindado de cortes os recursos do principal fundo de fomento da ciência brasileira pela Lei Complementar (LC) nº 177/21, sancionada em janeiro de 2021.

A opinião é do presidente do CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica –, Fernando Peregrino, que participou de audiência pública nesta quarta-feira, 26 de outubro, na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), do Senado Federal, sobre a MP 1.136/2022 encaminhada pelo Palácio do Planalto.

“Mudar uma conquista constitucional por uma simples MP desmoraliza o Congresso e o País, porque ela tira recursos da ciência – o melhor investimento para o desenvolvimento de qualquer nação – e põe o dinheiro no duvidoso orçamento secreto”, avalia Peregrino. Estima-se que os recursos do FNDCT giram hoje em torno de R$ 9 bilhões.

Na audiência pública, o titular do CONFIES criticou a falta de interesse público no dinamismo da ciência brasileira e voltou a chamar a atenção para o baixo número de cientistas por milhão de brasileiros, um dos menores do mundo. “O investimento em tecnologia define a soberania de um país”, alertou Peregrino.

Peregrino criticou ainda a desindustrialização nacional e afirmou que a indústria de transformação representa hoje cerca de 10% do PIB, o menor percentual desde 1947, ano em que se inicia a série histórica das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda sob a ótica do baixo investimento no parque industrial, o presidente do CONFIES criticou a pífia participação do Brasil em patentes no mundo, correspondente a 0,8% do total mundial. Enquanto isso, a inovação é liderada pela  China (43%), Estados Unidos, Coreia e Japão, acrescentou.

Embora o Brasil seja o maior produtor agrícola do mundo e um dos principais produtores de café em grão, o país registra déficit na balança comercial dessa commodity, lembrou o presidente do CONFIES. Segundo explicou Peregrino, o país exporta café em grão e importa café moído, o que implica no preço do produto com mais valor agregado gerando impacto na balança comercial.

“Faço um apelo aos parlamentares para que votem contra a MP e que protejam a ciência brasileira, o maior patrimônio nacional”, defendeu.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, antes da apresentação do CONFIES, alertou que a China, embora invista pesadamente na ciência e tecnologia, também vem investindo pesado no agronegócio. Segundo ela, os chineses vêm comprando terras na África e adquirindo conhecimento no plantio agrícola. “O Brasil corre o risco de matar a própria galinha de ovos de ouro”.

MP DA SUCATA

O secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br), Fábio Guedes Gomes, em sua participação na audiência, destacou o protagonismo do presidente do CONFIES sobre as criticas à chamada MP da Sucata, aprovada em agosto de 2022, mesmo retirando recursos da ciência e tecnologia para o tratamento de sucata oriunda da renovação da frota de ônibus e caminhões em todo o território nacional.

PARTICIPANTES

Requerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), a audiência contou ainda com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro; além de representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O link para audiência pública na integra está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7FkHpAD3U8

(Assessoria de imprensa)

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br