Um dos temas sugeridos pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, é o cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil
Em mais uma reunião virtual, o CONFIES discutiu nesta quarta-feira, 17, os principais temas para o 3º Encontro Nacional das Fundação de apoio de universidades públicas e institutos de pesquisa federais, a se realizar nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Em 2020 o evento não será presencial e acontecerá pela plataforma virtual –, cumprindo as recomendações das organizações de saúde de distanciamento social em tempos da pandemia Covid-19.
Um dos temas sugeridos pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, é o cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil.
A reunião virtual, na última quarta-feira, reuniu mais de 50 fundações e 72 participantes que discutiram como estão enfrentando a pandemia na atual conjuntura. A demissão de pesquisadores e de pessoal da área administrativa foi um dos temas mais unânimes do encontro.
Também foi apresentada uma proposta de reforma da estrutura do Conselho a ser submetida a assembleia geral em 17 de julho.
Além dos dirigentes das fundações de apoio, participou do encontro o coordenador do Grupo de Apoio Técnico (GAT) da Secretaria de Ensino Superior (SESU), do Ministério da Educação, o professor Carlo Eduardo Sanches. Ele explicou detalhes sobre o novo decreto nº 7423 que prevê a informatização e simplificação do processo de credenciamento das fundações de apoio, além da autorização que passaria a ser feita pelas próprias instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Hoje esses procedimentos ainda são realizados pelo encaminhamento de correspondência via correios. Crítico à burocracia na ciência, o presidente do CONFIES considera positiva toda iniciativa favorável à redução dos gargalos burocráticos na área da pesquisa científica e tecnológica.
Assessoria de Comunicação Social
61 98374-7656