Na 5ª. feira, 09/05, à tarde, foi a vez do Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), que também é Diretor da FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão), que apoia a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras IFES e ICT’s, Antônio Fernando Queiroz, Professor Titular da UFBA; acompanhado da Profa. Sandramara Matias Chaves, Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Diretora Executiva da FUNAPE (Fundação de Apoio à Pesquisa-GO), e que também faz parte da Diretoria do CONFIES; realizarem visita de cortesia à FIOTEC (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde), no Rio de Janeiro. Durante esse encontro, os membros do CONFIES foram recebidos por parte da equipe de gestão da FIOTEC, representada pela Diretora Executiva, Cristiane Sendim; pela Gerente Jurídica, Marianna Magalhães, e pela Gerente de Comunicação Institucional, Janaina Campos. Na ocasião foram tratados diversos assuntos relacionados às experiências das Fundações de Apoio.
No final da reunião, os representantes do CONFIES solicitaram o apoio da FIOTEC para a campanha que o CONFIES irá desencadear brevemente, com a finalidade de permitir as reformas/adequações de espaços físicos nas salas da entidade sediada em Brasília-DF. O grupo da FIOTEC se mostrou bastante favorável ao apoio da campanha e também no auxílio à divulgação dessa importante iniciativa. A ideia é tornar a sede da instituição um local para que as Fundações de Apoio associadas possam se sentir confortáveis e também servir de espaço para receberem diversos segmentos da sociedade com os quais interagem (a exemplo de Reitores, representantes: de organismos financiadores; da classe política; do segmento empresarial; dentre outros).
Na 6ª. feira, 10/05, período da manhã até o início da tarde, Queiroz e Sandramara participaram da 2ª. Reunião Ordinária de 2024 do Conselho Consultivo da FINEP, do qual são representantes do CONFIES como membros Titular e Suplente, respectivamente. O encontro aconteceu na sede dessa financiadora, no Rio de Janeiro, e na pauta estavam assuntos de extrema relevância para o conhecimento das Fundações de Apoio, como: 1) Inteligência Artificial – discussão do papel da FINEP na agenda do Governo Federal – sugestão de ideias a serem encaminhadas à Ministra Luciana Santos e à Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação; 2) Execução e Previsão Orçamentária do Fundo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (FNDCT); 3) Informes sobre a 5ª. Conferência Nacional de CTI; 4) Informes sobre o status geral do SISGON; 4) Agenda da próxima Reunião do Conselho Consultivo. Sobre esse último assunto, o Presidente da FINEP, Celso Pansera, sugeriu que, como existia coincidência de agenda entre a reunião do Conselho Consultivo da FINEP e a Reunião Anual da SBPC, o Conselho se reunisse em Belém do Pará, onde estará acontecendo também o encontro da SBPC.
A reunião foi encerrada às 13h, quando os membros do Conselho aproveitaram para fazer uma foto coletiva, representativa do evento.