Mais uma vez, o Confies vem a público se manifestar contra atos arbitrários que afrontam a autonomia universitária constitucional na UFSC!
Ainda traumatizada pela trágica ação que levou ao suicídio o seu reitor Cancellier, a UFSC sofreu ontem, quinta-feira, 11, intervenção no processo de escolha de seu Corregedor, realizado pelo conselho universitário, e ainda tem processo aberto contra reitor e vice reitor!
Como pode uma universidade viver sob esse clima com duas fortes violações de sua autonomia? Até quando os órgãos de controle, neste caso a CGU, substituirá o bom senso por atos de força. Esses atos autoritários só ajudam a implantação do medo no ambiente universitário esterilizando o pensamento livre a criativo exigido pelo papel da universidade?
Será que é isso o que país precisa para se constituir como uma nação justa, rica, tecnologicamente desenvolvida e inovadora?
Confies – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica
Rio de Janeiro, 12 de abril de 2019.