Um dos momentos mais esperados do 8º Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (CONFIES) foi realizado nesta quinta-feira, 16/10, no Clube Naval. A entrega do 7º Prêmio de Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio – 2025, revelou iniciativas inspiradoras que reforçam o papel estratégico das fundações na promoção do conhecimento, da sustentabilidade e do bem-estar organizacional.

Foram selecionados cinco projetos que se destacaram entre os 39 inscritos de todo o país, demonstrando o comprometimento das Fundações com a excelência e a transformação institucional. 

A vice-presidente do CONFIES, Sandramara Matias Chaves, celebrou os resultados com entusiasmo e destacou a qualidade dos projetos apresentados. “Cada nova edição do Prêmio de Boas Práticas mostra o crescimento da força e da criatividade das nossas Fundações de Apoio. Tivemos 39 projetos inscritos este ano, uma participação que ganha expressividade a cada ano, onde todos demonstraram excelência e o quanto o setor está comprometido com a inovação, a gestão eficiente e o engajamento com questões relacionadas ao desenvolvimento social. Parabenizo os ganhadores e agradeço a todas as instituições que se inscreveram. Que no próximo ano possamos ver ainda mais iniciativas inspiradoras, fortalecendo as boas práticas e o papel transformador das nossas Fundações”, afirmou.

O diretor-geral da Fundação Uniselva, José Jaconias, celebrou com entusiasmo o primeiro lugar conquistado pela instituição no 7º Prêmio de Boas Práticas do CONFIES com o projeto Ressignifica. Jaconias agradeceu à equipe da Uniselva, especialmente à coordenadora do projeto, Jéssica Mendes, e fez questão de ressaltar a importância da premiação. “O CONFIES cumpre um papel fundamental ao promover boas práticas, porque isso significa compartilhar o que há de melhor entre as fundações, inspirando umas às outras. Quem ganha com isso são as instituições que apoiamos e as próprias fundações, que se fortalecem e têm seu trabalho cada vez mais reconhecido”, pontuou. 

Conheça todos os ganhadores desta edição:

1º lugar – Projeto Ressignifica (Fundação Uniselva – MT)

O grande vencedor da edição 2025 foi o Projeto Ressignifica, da Fundação Uniselva. Criado em 2024 para integrar a sustentabilidade à cultura organizacional da instituição, o projeto promove ações voltadas aos pilares ambientais, sociais e de governança (ESG), com foco na redução de resíduos, incentivo ao consumo consciente e parcerias com cooperativas locais. Mais do que um programa, o Ressignifica tornou-se um movimento institucional que estimula a responsabilidade socioambiental e o impacto positivo coletivo.

2º lugar – Plano de Cargos e Salários: Qualificação, Motivação e Melhoria Institucional (FDMS – RS)

A Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) conquistou o segundo lugar com um plano de cargos e salários que alia transparência, equidade e valorização das pessoas. A prática estabeleceu critérios claros de progressão, incentivo à qualificação e reconhecimento por mérito, fortalecendo o vínculo entre colaboradores e instituição. A ação trouxe ganhos concretos de produtividade, governança e motivação, consolidando a FDMS como referência em gestão de pessoas no terceiro setor.

3º lugar – Escola de Desenvolvimento (Funarbe – MG)

Em terceiro lugar, a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) foi reconhecida pela Escola de Desenvolvimento, um programa inovador de apoio psicológico e aprimoramento de competências socioemocionais. O projeto promove o autoconhecimento, a empatia e o fortalecimento das relações interpessoais, resultando em um notável aumento do índice de satisfação interna (eNPS de 83 para 87). Além de pioneira, a iniciativa antecipa exigências legais sobre gestão de riscos psicossociais, reafirmando o compromisso da Funarbe com a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores.

4º lugar – Transformando espaços em oportunidades: a experiência da FAU no ecossistema de inovação com o COÉ Coworking (FAU – MG)

A Fundação de Apoio Universitário (FAU) transformou sua própria sede em um hub de inovação, o COÉ Coworking, integrando universidade, empresas e governo num ecossistema de trocas e desenvolvimento. O espaço, moderno e colaborativo, abriga startups e empreendedores, estimula projetos tecnológicos e se tornou um ponto de conexão vital entre a pesquisa acadêmica e o mercado, em linha com o conceito da tríplice hélice.

5º lugar – Campanha ESG: Transformar vidas, impactar o mundo (RTVE – GO)

Fechando o grupo de premiados, a Fundação RTVE, de Goiás, recebeu essa premiação pela campanha audiovisual “Transformar vidas e impactar o mundo”, uma iniciativa vinculada à sua política de ESG (Ambiental, Social e Governança). A ação levou, por meio da TV UFG e do YouTube, mensagens educativas sobre descarte de resíduos, saúde mental, transparência e cidadania, atingindo milhões de pessoas e mostrando que a sustentabilidade começa com informação acessível e engajamento social.

 

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br