O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, destacou a luta das instituições para evitar o pior da ciência brasileira
Em uma importante vitória para ciência brasileira, o Congresso Nacional impediu o bloqueio superior a R$ 2,5 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o principal fundo de fomento à atividade de pesquisa do Brasil.
Em sessão conjunta do Congresso nesta terça-feira (12), que reuniu 384 parlamentares, 197 votos rejeitaram um dispositivo que abriria brecha para impedir a transferência desses recursos para o financiamento científico e tecnológico. Foram 187 contrários à essa decisão.
A medida fazia parte do PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) 17/22, que foi aprovado e que será encaminhado para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, a maioria dos parlamentares decidiu retirar o trecho severamente criticado pelas entidades científicas que denunciaram mais um ataque à ciência.
O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, destacou a luta das instituições para evitar o pior da ciência brasileira. “O CONFIES cumprimenta a todas as entidades do setor acadêmico e empresarial, assim como os parlamentares que ajudaram a vitória de hoje no Congresso Nacional, que excluiu o FNDCT das verbas que poderiam ser contingenciadas! Prevaleceu a LC 177 do ano passado que blindou o maior fundo de apoio à pesquisa do País! Parabéns a todos!”, destaca.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) também consideram a decisão do Congresso uma vitória da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). “Os recursos do FNDCT são imprescindíveis para centenas de outros projetos nas áreas de saúde, agropecuária, mineração, cidades inteligentes e centros de inovação. A área CT&I é o grande vetor da competitividade empresarial e do desenvolvimento do Brasil”, diz a diretora de Inovação da CNI e coordenadora executiva da MEI, Gianna Sagazio.
Assessoria de imprensa
comunicacao@confies.org.br
61 98374-7656