Objetivo do presidente do CONFIES, Antônio Queiroz, em todas as visitas, é sempre buscar novas parcerias e destacar a importância do papel do CONFIES e das fundações de apoio no sistema da ciência, tecnologia e inovação do Brasil
Dando sequência à agenda de trabalho nesta semana no Rio de Janeiro, o presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Fernando Queiroz, esteve nesta quinta-feira, 13, na Petrobras buscando viabilizar novos projetos de ciência, tecnologia e inovação da área de petróleo e gás para instituições de CT&I apoiadas.
O CONFIES reúne hoje 98 fundações de apoio distribuídas por mais de 150 instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs), entre universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. No ano passado, essas fundações captaram cerca de R$ 9 bilhões para atividades de pesquisa conduzidas por essas instituições, acima dos R$ 8 bilhões em 2021. Hoje essas fundações de apoio gerenciam mais de 20 mil projetos de pesquisa científica e tecnológica.
Também diretor da Fundação FAPEX, que apoia a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o titular do CONFIES foi recebido no CENPES (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello), da Petrobras, por Alexandre Ferreira, Cleverson de Oliveira, Igor Rocha, Igor Viegas e Ramses Capilla, todos da gerência da geoquímica da Petrobras. Também estiveram presente pela lado da UFBA: Olívia Oliveira, Ícaro Moreira e José Cerqueira.
Em seguida, a comitiva liderada pelo CONFIES visitou a chinesa CNODC Brasil Petróleo e Gás. Lá se reuniu com Zhao Junfeng, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Zhang Yuelei, Yujin Yuan, Sang Beibei (Bela), Jian Zhao, Guo Yuan e Daniela Hartmann.
SHELL
Ainda no Rio de Janeiro, o presidente do CONFIES e a comitiva da UFBA visitaram, na parte da tarde, a petroleira Shell Brasil Petróleo, onde foram recebidos por Natália Góes, Jorge Lopez, Camila Farias e Mariane Andrade.
O objetivo de Antônio Queiroz, em todas as visitas, foi sempre o de buscar novas parcerias e destacar a importância do papel do CONFIES e das fundações de apoio no sistema da ciência, tecnologia e inovação do Brasil.
(Assessoria de imprensa)
61 98374-7656