Fernando Peregrino participará do protesto virtual “Quanto vale a Ciência?”, às 14 Hs. Também às 19 Hs do evento “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de longo prazo em um país”
Crítico ao desmonte da ciência brasileira, o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), Fernando Peregrino, participa nesta terça -feira, 26, de várias atividades no decorrer da “Mobilização em Defesa da Ciência”.
Trata-se de um protesto realizado pelas instituições que participam da Iniciativa para a Ciência e a Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), cujo comitê executivo é formado pela ABC, SBPC, Andifes, CONFIES, Confap, Conif, Consecti e Ibrachics.
O objetivo é tentar reverter o desmonte da ciência brasileira, que encontra-se hoje na UTI, pressionando o governo e parlamentares pela recomposição do orçamento da área de ciência, tecnologia e inovação do País.
O corte nos recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a principal fonte de fomento da pesquisa científica e tecnológica, prejudica principalmente a verba do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo orçamento regrediu mais de R$ 600 milhões. As entidades defendem ainda a liberação de R$ 2,7 bilhões bloqueados no orçamento do FNDCT deste ano.
Tuitaço
Dentre várias atividades serão realizadas às 10h o “Tuitaço”. Já às 14h será o protesto virtual “Quanto vale a Ciência?”, com a participação das principais lideranças da CT&I, dentre as quais o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, também diretor da fundação Coppetec, vinculada à UFRJ.
Importância da Ciência
Haverá ainda a programação será às 19hs: “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de longo prazo em um país”. A transmissão será ao vivo pelo Youtube/Conversa com Ciência.
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), CONFIES, Universidade Federal do Ceará (UFC), sua fundação Astef; e o Conversa com Ciência.
Assessoria de imprensa
61 98374-7656