Ontem, 15/09, o Presidente do CONFIES, Prof. Antonio Fernando Queiroz, acompanhado do Assessor Institucional Bruno Portella, estiveram em visita oficial na Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC).
O Secretário, Prof. Marcus Vinícius David, juntamente com o Diretor da DIFES, Prof. Juscelino Pereira da Silva, e com o Assessor, Edson de Sousa Almeida, receberam o CONFIES para esta agenda que teve importantes temas na pauta.
Foi discutido o apoio à jornada pela atualização da Lei nº 8.958/1994, que regulamenta a atuação das Fundações de Apoio. Essa atualização é fundamental para garantir mais segurança jurídica, eficiência na gestão e sustentabilidade ao trabalho das Fundações — que somente em 2023 foram responsáveis pela gestão de mais de 30 mil projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação, gerando mais de 150 mil empregos, diretos e indiretos, em todo o país.
Também foi reforçado o convite para que o Secretário esteja presente em dois momentos do Congresso Nacional do CONFIES, que acontece de 15 a 17 de outubro/2025. Na oportunidade o Secretário confirmou que falará no Fórum de Governança (que envolve Presidentes, Diretores e Gestores), e também no Fórum dos Procuradores.
Participou ainda do encontro a Sra. Marta Costa, Assessora do Prof. Marcos David, da SESU/MEC.
O CONFIES seguirá avançando nessas tratativas em conjunto, fortalecendo a ponte entre IFES, IFs e ICTs, governo e as Fundações de Apoio, em prol de uma ciência, tecnologia e inovação mais forte e transformadora para o Brasil.
#CONFIES #EducaçãoSuperior #Inovação #Ciência #Tecnologia #Pesquisa #Desenvolvimento #Gestão #MEC #FundaçõesDeApoio