O evento se realizará na quinta-feira, 06, pelo CONFIES, com apoio do MCTIC e da Finep, no Windsor Florida Hotel, no Flamengo, no Rio, com especialistas em fundos patrimoniais e gestão financeira de instituições como Banco Santander e escritório Spalding Sertori
O 2º Encontro de Fundos Endowments para universidades públicas, a se realizará na quinta-feira, 06, pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) – com apoio do MCTIC e da FINEP – discutirá a implementação dos ‘endowments’ – ou fundos patrimoniais ou filantrópicos – como alternativas estáveis de fomento aos projetos de pesquisa e inovação de universidades públicas e institutos de pesquisa, em meio à manutenção da crise da ciência.
O evento se realizará de 9hs às 18hs no Windsor Florida Hotel, no Flamengo, no Rio.
“O objetivo do encontro será de sensibilizar o poder público e a sociedade científica para construção de fundos de médio e de longo prazos, geridos pelas fundações de apoio, e para que projetos de ciência e tecnologia sejam mantidos com recursos privados doados”, explica Peregrino.
O 1º encontro sobre o tema aconteceu no dia 28, de fevereiro, em Maceió, onde foram selecionadas 10 propostas consensuais para serem trabalhadas e colocadas em práticas em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do País. As medidas serão amadurecidas no encontro do Rio de Janeiro, segundo o presidente do CONFIES. Entre os destaques está a proposta que defende para os fundos patrimoniais das universidades 1% da receita de futuras privatizações de empresas, em processo pelo governo federal, na tentativa de seguir o modelo que deu certo na República Theca, destaca Peregrino.
Enquanto o Brasil ainda tenta colocar em prática esses mecanismos, nos EUA, por exemplo, a universidade Harvard acumula US$ 40 bilhões de dólares em endowments, afirma. Na prática, fundos patrimoniais são formados com doações de recursos privados que, aplicados no mercado financeiro (por exemplo, em fundos de investimento), permitem que os rendimentos auferidos do capital principal sejam revertidos em projetos sociais atrelados às doações. Os fundos patrimoniais estão previstos na Lei 13.800, sancionada em janeiro de 2019 pelo Palácio do Planalto.
Especialistas
O evento reunirá especialistas em fundos patrimoniais e gestão financeira de instituições como Banco Santander, escritório Spalding Sertori, PROFIS (Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Fundações e Entidades de Interesse Social), consultoria Culturinvest, além de representantes do MCTIC e da FINEP que apoiam o evento.
Fundações de apoio
Catalizadoras de recursos para as pesquisas das universidades públicas e institutos de pesquisa, as Fundações de Apoio movimentam R$ 5 bilhões ao ano, adicionais ao orçamento da área. São instituições de direito privado regidas pela Lei nº 8.958/ 1994; instituídas pelo Código Civil, credenciadas pelo MEC e MCTIC e veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais (MPs).
Serviço:
Evento: 2º Encontro de Fundos Endowments de Fundações de Apoio
Quando: Quinta-feira, 06 de fevereiro
Onde: Windsor Florida Hotel, situado no Flamengo, no Rio de Janeiro
Horário: de 9hs às 18hs
Organização: CONFIES, MCTIC, FINEP
Apoio: Fundação COPPETEC
Assessoria de Comunicação Social
61 98374-7656
Mais informações:
Faltam 4 dias para Rio sediar o 2º encontro do CONFIES sobre endowments para universidades