Durante a semana em que esteve em Brasília, de 26/02 a 01/03/2024, o Prof. Antônio Fernando Queiroz, Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), participou de uma extensa agenda, que contemplou ainda o contato com o Arquiteto Wilian Sampaio, executor dos projetos de arquitetura de interiores para reforma e modernização, que culminará com a integração das salas 327 e 328, que hoje compõem a Sede da instituição em Brasília.
Antonio Queiroz, que também é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Diretor da Fundação FAPEX, que apoia a UFBA e outras IFES e ICTs, recebeu, juntamente com a Secretária Solange Valeriano e o Arquiteto Wilian, Engenheiros de empresas de construção civil estabelecidas no DF. O objetivo foi o de convidar essas firmas para elaborar levantamentos de orçamentos para a execução da reforma que possibilitará a modernização e a junção das salas que hoje constituem o patrimônio do CONFIES.
Na 4ª. feira, 28/02, esteve na sede da instituição o Diretor Técnico da Marca Empreendimentos Imobiliários Ltda., Engenheiro Marcelo Martin, que veio acompanhado do Engenheiro Samuel Martin; na 5ª. feira, 29/02, foi o dia de receber o Engenheiro Thiago Gattai, Sócio da empresa Set Construções Ltda.; e na 6ª. feira, 01/03/2024, estiveram no CONFIES os Engenheiros Robson Santos e Maíza Souza, da PROPAGAR Engenharia Ltda. Em todas essas ocasiões, esses profissionais foram acompanhados pelo Prof. Queiroz, por Solange e pelo Arquiteto, que apresentou o projeto de reforma e respondeu às questões técnicas levantadas durante as visitas.
Todo o esforço está sendo empreendido no sentido de tornar a sede do CONFIES, em Brasília, um espaço dinâmico e coletivo, que possa servir para que todas as Fundações de Apoio ligadas a este Conselho se utilizem dos ambientes que estão sendo planejados. Almeja-se ainda, que essas salas possam servir para que as instituições associadas realizem reuniões de trabalho, dando o devido acolhimento, seja aos órgãos de fomento, seja para toda e qualquer outra finalidade, que permita o desenvolvimento de suas atividades na Capital Federal.
CONFIES
Hoje o CONFIES reúne 101 fundações de apoio a mais de 280 Instituições Federais de Ensino e Pesquisa (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) distribuídas pelo País. O principal papel das Fundações de Apoio, regulamentadas pela Lei 8.958/94, é de dar agilidade à pesquisa e à inovação tecnológica das entidades apoiadas. Ou seja, enquanto as Fundações ficam responsáveis pela gestão administrativo-financeira dos projetos, os Pesquisadores conseguem tempo para se dedicarem quase que, exclusivamente, à importante função de investigador científico, desenvolvendo a pesquisa, a ciência e a inovação tecnológica no Brasil, interagindo, inclusive, com outros atores internacionais no estabelecimento de destacadas parcerias com essa finalidade.
Em 2023, estima-se que as Fundações de Apoio filiadas ao CONFIES tenham gerenciado um montante superior a mais de R$9 bilhões, batendo o recorde daquele registrado em 2022, das atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica, desenvolvidas dentro de IFES e ICTs. Atualmente essas fundações auxiliam de forma preponderante no gerenciamento de mais de 26 mil projetos dessas instituições que estão inseridas no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.