Com a presença de mais de 500 participantes, foi realizada na noite dessa quarta-feira, 15 de outubro, a abertura oficial do 8º Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). A cerimônia foi conduzida pela Vice-Presidente do CONFIES, Sandramara Matias Chaves, que representou o Presidente da entidade, Antonio Fernando Queiroz.

Sandramara apresentou a agenda prioritária das Fundações para 2026, elaborada pelo Diretoria do CONFIES, com destaque para o fortalecimento da transparência na gestão de emendas parlamentares, a uniformização de entendimentos com a Advocacia-Geral da União, o diálogo com o Tribunal de Contas da União e a busca por soluções para as cotas de importação que afetam a pesquisa científica. Também defendeu a necessidade de atualização da Lei nº 8.958/94, que rege as Fundações de Apoio. A Vice-Presidente ressaltou ainda os esforços institucionais do CONFIES junto ao Executivo e ao Legislativo e anunciou a modernização da sede da entidade em Brasília. “As nossas Fundações continuam sendo a ponte entre as universidades e a sociedade, viabilizando a gestão de mais de 30 mil projetos de pesquisa e inovação por ano, e movimentando mais de R$20 bilhões em recursos financeiros”, afirmou.

Além de apontar desafios estruturais, Sandramara adotou um tom de reconhecimento e unidade, elogiando o trabalho das Diretorias e das Equipes Técnicas e conclamando a atuação colaborativa para o próximo ano. A Vice-Presidente também destacou a importância do Congresso como espaço de articulação política e administrativa para fortalecer a ciência e a soberania nacional.

O papel das Fundações foi reforçado por autoridades convidadas. O Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), destacou que as Fundações de Apoio vivem um momento promissor. “Acredito que nós elevamos o patamar de atuação das nossas Fundações e hoje elas são um motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica do Brasil e de todos os apoiados por elas”, afirmou.

Já o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, ressaltou a importância das Fundações para o avanço da ciência, tecnologia e inovação. “Nenhum satélite nacional teria sido possível sem o profundo trabalho das Fundações”, disse, defendendo o aprimoramento do arcabouço legal para reduzir entraves burocráticos e permitir que pesquisadores se dediquem integralmente à produção científica.

Em seu discurso, Sandramara Matias destacou a relevância do encontro como um espaço de diálogo e integração entre as Fundações de apoio, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa e representantes do poder público. “Este é um momento de reencontro e de construção conjunta, em que reafirmamos a força das Fundações e sua relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, ratificou. Ela também celebrou as conquistas recentes do Confies, como a emenda 543 ao PLP 108/2024, que protege as Fundações de Apoio no contexto da Reforma Tributária. Em tom de entusiasmo, agradeceu a presença dos participantes vindos de todas as regiões do país, parabenizou os educadores pelo Dia do Professor/Professora e lembrou que a programação do Congresso segue até sexta-feira, com painéis, fóruns e debates sobre o futuro da pesquisa, da ciência e da inovação no Brasil.

Outro momento de destaque foi a entrega oficial do Termo de Compromisso de Apoiador Institucional, concedido pela CGU ao CONFIES, celebrando a parceria no Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e reforçando o papel dessa instituição, que reúne mais de 100 Fundações de Apoio às IFES, IFs e ICTs em todo o Brasil. Esse documento atribui grandes responsabilidades ao CONFIES, no intuito de ampliar sua participação no fomento à cultura de integridade, além de contribuir para que esteja consoante com um ambiente mais justo e responsável para toda a sociedade. A Secretária Federal de Controle Interno Adjunta da Controladoria-Geral da União (CGU), Janaína Lucas Ribeiro, elogiou a maturidade institucional das Fundações, destacando o trabalho conjunto na elaboração de guias sobre transparência e no uso responsável de emendas parlamentares. “Buscamos constantemente aprimorar a gestão, evitando desperdícios e assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e alinhada ao interesse coletivo”, afirmou.

A programação do 8º Congresso Nacional Confies segue no Parlamundi até a próxima sexta-feira, 17 de outubro.

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br