Foram convidados para o debate os ministros Paulo Alvim (MCTI) e Victor Godoy (MEC), além de lideranças da ciência, da tecnologia e inovação, como o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino
O presidente do CONFIES ( Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Fernando Peregrino, participará na quinta-feira (26 de maio) de audiência pública, na Câmara dos Deputados, sobre os impactos negativos da chamada MP da Sucata na ciência.
O debate acontecerá às 14h30 de quinta-feira no Anexo II, no Plenário 13, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.
Convidados
Na lista de convidados, para audiência, estão o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim; e o ministro da Educação (MEC), Victor Godoy. Além do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, também o presidentes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Renato Janine; o secretário da ICTP.br (movimento organizado da comunidade brasileira de ciência e tecnologia para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional), Fabio Guedes; o diretor da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Álvaro Prata.
Também o secretário-executivo do Fórum de C&T, Fernando Morais Santos, e representantes da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), além do presidente do CONFIES.
Impactos negativos na ciência
Conforme entende o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, a MP deve tirar até R$ 3 bilhões da ciência somente e2022, se caso o Congresso Nacional aprovar a MP nº 1.112, publicada pelo Palácio do Planalto em 31 de março de 2022. Na prática, a MP tiraria recursos da ciência, oriundos da Lei nº 9478/97 (petróleo e gás), para o fomento da frota de caminhões.
Também diretor da fundação de apoio (Coppetec), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o presidente do CONFIES alerta que a universidade recebe 22% dos recursos provenientes de empresas petrolíferas pela Lei nº 9478/97 para o estímulo de atividades de P&D do setor de óleo e gás.
(Assessoria de imprensa)
61 98374-7656