Encontro Regional, que reuniria principalmente fundações das regiões N, NE e CO, se realizará na última semana de novembro (dias 29, 30 e 01 de dezembro), juntamente com o tradicional Congresso Nacional do CONFIES, em Brasília
O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) decidiu adiar o Encontro Regional – previsto inicialmente para 1ª semana de agosto (dias 03 e 04) –, para que se realize na última semana de novembro (dias 29, 30 e 01 de dezembro), quando acontece o tradicional Congresso Nacional do CONFIES, na capital federal.
O Encontro Regional reuniria principalmente fundações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, embora fosse aberto também a membros de outras regiões do País. A proposta, agora, é fazer um evento ampliado, em uma única semana.
Tradicionalmente, o Congresso Nacional do CONFIES se realiza na Finatec, fundação de apoio da Universidade de Brasília (UnB).
A decisão de unificar os dois eventos, em uma única semana, foi aprovada pela Diretoria do CONFIES, em reunião, na última quarta-feira, 17 de maio.
O objetivo é reunir um público maior, que possa comemorar os 35 anos de vida do Conselho –, criado em 18 de dezembro de 1988; além de discutir ações pertinentes para o avanço do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, do qual as fundações de apoio fazem parte.
“Vamos concentrar esforços para desenvolver ações mais robustas para o evento do final do ano, quando também celebraremos o aniversário de 35 anos do CONFIES”, explicou o presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, também Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Diretor da FAPEX, Fundação que apoia a pesquisa dessa mesma universidade.
Hoje o CONFIES reúne 99 filiadas que gerenciam cerca de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa conduzida pelas instituições federais de ensino (IFES) e instituições de ciência e tecnologia (ICT’s). São mais de 20 mil projetos científicos e tecnológicos gerenciados pelas Fundações de Apoio, a maioria são parcerias entre a iniciativa privada (petroleiras, empresas de energia e de saúde, dentre outras) e IFES e ICTs.
Assessoria de imprensa
comunicacao@confies.org.br