Em live, Bolsonaro garantiu que sancionará o projeto aprovado este ano no Senado e na Câmara dos Deputados
O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino está confiante de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionará o projeto de lei (PLP 135/2020) que põe fim ao contingenciamento dos recursos do FNDCT, o principal fundo de fomento da área de ciência, tecnologia e inovação. Bolsonaro garantiu, em live (disponível AQUI), que dará efetividade ao projeto aprovado este ano tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, por quase unanimidade.
“Pode ter certeza que vou sancionar, não tenha a menor dúvida. Os países que não têm ciência e tecnologia são escravos dos que têm ciência e tecnologia”, disse Bolsonaro em live, com a participação do titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes.
Com a liberação dos recursos totais do FNDCT, estimados em mais de R$ 6 bilhões anuais, Peregrino avalia que a ciência brasileira poderia manter os 40 mil grupos de pesquisa em atividade e assegurar investimento em pesquisas, em vacinas e em novos fármacos; na produção de alimentos e de energia limpa e na extração de petróleo.
“Por isso, é fundamental que seja sancionado todo conjunto do PLP. Essa é a vontade expressa pelo Congresso Nacional.”
(Assessoria de imprensa)
Mais informações sobre o assunto:
Carta de agradecimento ao Parlamento pela aprovação do projeto nº 135
CONFIES comemora aprovação do PLP 135/20 que põe fim ao contingenciamento do fundo de desenvolvimento científico
Entidades querem aprovação de projeto que libera recursos para ciência