Objetivo do CONFIES é extrair do conhecimento do neurocientista lições que podem renovar as esperanças e dar dinamismo à área de ciência e tecnologia do País
O neurocientista Sidarta Ribeiro, professor Titular de Neurociências e Vice-Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é o palestrante convidado da próxima live “Quarta com CONFIES”, na quarta-feira (14/10), às 10 horas. Essa será mais uma live de um ciclo de debates semanais preparatórios para o 3º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, a se realizar este ano pela internet nos dias 11 e 12 de novembro.
O objetivo do CONFIES é extrair do conhecimento do neurocientista lições que podem renovar as esperanças e dar dinamismo à área da ciência e tecnologia em meio aos contínuos cortes de recursos públicos e da excessiva burocracia desse segmento, cuja crise vem sendo agravada pela pandemia.
Mediador do evento, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino pergunta, por exemplo, “se encontraremos no ‘sonho’ a saída para o caso da burocracia na pesquisa”.
CURRÍCULO
Sidarta Ribeiro é Professor Titular de Neurociências e Vice-Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UNB/1993), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994), doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000); com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).
Autor de livros como “Interpretação dos sonhos” e “O oráculo da noite“, Sidarta tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional, neuroeducação, psicodélicos e política de drogas. Mais informações podem ser obtidas em: Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro.
FUNDAÇÕES DE APOIO
O CONFIES reúne 88 fundações de apoio que gerenciam mais de 20 mil projetos de pesquisas de mais de 130 universidades públicas e institutos federais de pesquisa e ensino. Catalizadoras de recursos para instituições de ensino superior e credenciadas pelo MEC e MCTI, essas instituições de direito privado são instituídas e veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais.
Todo ano, o encontro nacional do CONFIES reúne autoridades, cientistas e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País. O objetivo é discutir o papel das fundações de apoio na gestão dos projetos de pesquisa e políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação em prol do desenvolvimento nacional.
Assessoria de imprensa
61 98374-7656