O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – divulgou na noite desta quarta-feira, 25, nota em que analisa a situação da pandemia COVID-19 no Brasil e a mobilização das fundações que apoiam as universidades públicas e institutos federais.
✅ Abaixo, a nota na íntegra.
NOTA DO CONFIES SOBRE O CORONAVÍRUS
O CONFIES não poderia omitir-se nesse momento crucial pelo qual passa a Nação.
Por isso, vem a público manifestar profunda preocupação com o desalinhamento da posição do Presidente da República com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e com líderes mundiais sobre as medidas de contenção do coronavírus, inclusive em relação à posição do Ministério da Saúde.
Vê-se que a posição do Presidente de ser contra o confinamento da população, também é contrária à dos melhores especialistas e instituições científicas que apoiamos como fundações gestoras de suas pesquisas.
Isso nos coloca na obrigação de analisar criticamente o pronunciamento na noite de terça-feira. 24.
As diferenças entre os níveis e instâncias de governo também podem levar ao agravamento da situação e pôr a nação em uma situação dramática, em razão da pandemia!
Nossas fundações estão mobilizadas para apoiar nossos hospitais universitários e projetos de pesquisas que ajudem nosso País. Não descuidamos também da profunda crise econômica e social que virá, afinal somos responsáveis por 60 mil empregos CLTs e bolsistas, mais de 20 mil projetos de pesquisa por ano e pelo apoio a centenas de laboratórios de 140 instituições cientificas.
Para nós, apenas a cooperação e a solidariedade, apoiadas nos avanços da ciência e dos heroicos esforços dos profissionais de saúde, podem salvar nossa população do sofrimento e das ameaças dessa pandemia.
Pela paz e a união em defesa da saúde e da vida!
A nota está disponível no PDF: Nota do CONFIES 2020