
A cidade de Salvador foi palco de uma importante agenda institucional voltada ao fortalecimento da cooperação entre Fundações de Apoio à educação superior, à ciência e à tecnologia. No dia 08 de janeiro, o Prof. Antonio Fernando Queiroz, Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) e Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), recebeu a Professora Sandramara Matias Chaves, Vice-Presidente do CONFIES, Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (FUNAPE) e Reitora nomeada da UFG.
A programação teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a ampliação das parcerias interfundacionais. Ao longo da visita, foram apresentadas as estruturas físicas e operacionais da FAPEX, além da realização de reuniões técnicas destinadas à troca de experiências, ao compartilhamento de práticas administrativas e à discussão de modelos de gestão adotados pelas instituições.
Durante o encontro entre os dirigentes do CONFIES, foram debatidas estratégias de cooperação entre a FAPEX e a FUNAPE, com ênfase no intercâmbio institucional, no aperfeiçoamento de processos e na promoção de maior eficiência e transparência na gestão dos recursos destinados à pesquisa, à extensão e à inovação.
A agenda em Salvador contemplou ainda visita à Fundação Escola Politécnica (FEP), reforçando o compromisso das Fundações com a construção de parcerias sólidas e sustentáveis no âmbito do apoio à educação superior e ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Como parte da programação, a Professora Sandramara conheceu ainda as instalações do LEPETRO – Centro de Excelência em Geoquímica, Petróleo, Energia e Meio Ambiente –, localizado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. O complexo laboratorial, coordenado pelo Professor Antonio Fernando, conta com o apoio institucional da FAPEX e se destaca como um dos principais centros de pesquisa em geoquímica do petróleo fora do ambiente industrial.
A realização dessa agenda institucional evidencia o papel estratégico das Fundações de Apoio na consolidação de um ambiente colaborativo voltado ao fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, por meio da integração interfundacional e do alinhamento de esforços em âmbito nacional.