Evento acontecerá em Brasília na próxima semana – de 29 de novembro a 1º de dezembro – com relevantes debates de interesse das fundações de apoio, de pesquisadores, do poder público e de toda a sociedade brasileira.
Brasília será a sede do 6º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento acontecerá na próxima semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no espaço da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), dentro do Campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB) – na Av. L3 Norte, na Asa Norte.
O tema do encontro deste ano será: O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil.
O CONFIES – que celebrará seus 35 anos de atuação no evento – reúne 99 fundações de apoio, que gerenciaram no ano passado mais de R$ 9 bilhões (entre recursos públicos e privados) de projetos de pesquisas de mais de 280 universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa.
Na prática, as fundações de apoio são catalisadoras de recursos para instituições de ensino superior visando o desenvolvimento científico e tecnológico do País. São instituições de direito privado credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e instituídas e veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal.
O objetivo do Congresso Nacional do CONFIES é realizar debates relevantes sobre o papel das fundações de apoio tanto na captação de recursos (públicos e privados) como na gestão das atividades de pesquisa. Além de discutir as relações das instituições apoiadas com os órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU), na esperança de permitir ampliar a produção do conhecimento científico e tecnológico nacional, como a sociedade brasileira precisa, exige e merece. A esperança é que a educação e a ciência brasileiras possam estar alinhadas aos avanços internacionais.
Programação do 6º Congresso Nacional do CONFIES
Serão realizadas conferências, mesas-redondas e fóruns, além de oficinas temáticas sobre processos de gestão/administração estimulando parcerias e intercâmbio de ideias entre essas entidades.
O presidente do CONFIES, Antônio Fernando de Souza Queiroz, fala sobre as expectativas do evento e destaca que o congresso deste ano contemplará temas relevantes que são de interesse das fundações de apoio, de cientistas e pesquisadores, do poder público e de toda a sociedade brasileira.
“Haverá o fórum dos presidentes das fundações, dos gestores, dos procuradores, dos contadores, das equipes da tecnologia da informação e fórum dos comunicadores”, exemplifica Queiroz, também Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor da Fundação Fapex, que apoia os projetos de pesquisa dessa mesma entidade.
Outros debates previstos na programação são: “Incorporação das Fundações de Direito Privado na Chamada Administração Pública”; “Estudos sobre as relações dos órgãos de controle para com as Fundações de Apoio”, e “Importação de Bens Destinados a Pesquisa”.
Entre outras atividades igualmente previstas destaca-se a entrega do Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio –, concurso criado, há cinco anos, para premiar os melhores projetos desenvolvidos por essas entidades. Outro destaque previsto na programação é o aniversário de 35 anos do CONFIES.
Consulte a programação do Congresso no site do evento (https://6congressoconfies.org.br); ou no link disponível em: releaseimprensa.pfd.
Assessoria de Comunicação Social
Viviane Monteiro
comunicacao@confies.org.br