Com apoio do MCTIC e Finep, o evento que se realiza pelo CONFIES a partir de 9hs desta quinta-feira, 06, no Windsor Florida Hotel, no Flamengo, reúne especialista em fundos patrimoniais e gestão financeira de instituições como Banco Santander, escritório Spalding Sertori, PROFIS, consultoria Culturinvest e  FCPC/UFC

II Encontro sobre Fundos Patrimoniais realizado pelo CONFIES, com apoio do MCTIC e FINEP

O 2º Encontro de Fundos Endowments de Fundações de Apoio às universidades públicas e institutos federais está sendo transmitido ao vivo pela TV CONFIES, disponível em https://tvconfies.confies.org.br/pages. Chamada de Netflix da ciência brasileira, a plataforma digital é do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.

O evento, realizado pelo CONFIES, com apoio do MCTIC e da FINEP, iniciou-se às 9hs e terminará às 18hs desta quinta-feira, 06. A intenção dos organizadores é criar alternativas estáveis de fomento para os projetos de pesquisas das universidades, em meio à manutenção da crise da área da ciência, tecnologia e inovação.

“O objetivo do encontro no Rio de Janeiro será sensibilizar o poder público e a sociedade científica para construção de fundos de médio e de longo prazos, geridos pelas fundações de apoio, e para que sejam mantidos projetos de ciência e tecnologia, por meio de recursos privados doados”, explica o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.

O evento se realiza no Windsor Florida Hotel, no Flamengo, reunindo especialista em fundos patrimoniais e gestão financeira de instituições como Banco Santander, escritório Spalding Sertori, PROFIS (Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Fundações e Entidades de Interesse Social), consultoria Culturinvest e  FCPC/UFC, além do MCTIC e FINEP. (Ao lado direito está a programação do evento).

O 1º encontro sobre o tema aconteceu na última terça-feira, 28, em Maceió, onde foram selecionadas 10 propostas consensuais que devem ser amadurecidas no encontro do Rio de Janeiro, na tentativa de viabilizar e manter os projetos científicos conduzidos pelas instituições de ciência e tecnologia. Uma das propostas defende para os fundos patrimoniais das universidades 1% da receita de futuras privatizações de empresas, em processo pelo governo federal, seguindo o modelo que deu certo na República Theca. As 10 propostas estão disponíveis em: Encontro do CONFIES em Maceió indica 10 pontos consensuais para sucesso de fundos patrimoniais de universidades no Brasil. 

Fundos patrimoniais
Os fundos patrimoniais, também chamados de endowments, estão previstos na Lei 13.800, sancionada em janeiro de 2019 pelo Palácio do Planalto. A aprovação dessa legislação é resultado de árdua luta do CONFIES, juntamente com as entidades de ciência e tecnologia, como SBPC, ANDIFES, ABC, CONIF, CONFAP e outras no Congresso Nacional.

Evento: 2º Encontro de Fundos Endowments de Fundações de Apoio

Quando: Quinta-feira, 06 de fevereiro

Onde: Windsor Florida Hotel, situado no Flamengo, no Rio de Janeiro

Horário: de 9hs às 18hs

Organização: CONFIES

Apoio: MCTIC, FINEP

Assessoria de Comunicação Social
61 98374-7656

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br