O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales defendeu a atuação das fundações de apoio e afirmou que essas entidades têm um papel fundamental para o sistema nacional da ciência e tecnologia

O 1º Encontro Norte das Fundações de Apoio (I ENFAP) realizado, nos dias 23 e 24 de junho, pelo CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), registrou um público recorde de 829 inscritos. Esse foi o 1º encontro regional on-line do CONFIES desde o início da pandemia, decretada em 13 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O resultado foi considerado extremamente positivo por uma sondagem interna realizada pelo CONFIES com dirigentes das Fundações de Apoio e o público externo que participaram do encontro.

Por exemplo, o item “tema das palestras” foi avaliado como excelente por 69% dos entrevistados na enquete. A sondagem na íntegra está disponível em pdf: Avaliacao-enfap

Cerca de 20 palestrantes discorreram sobre diversos temas de interesse da comunidade científica e tecnológica. Em sua participação, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales defendeu a atuação das fundações de apoio e afirmou que essas entidades têm um papel fundamental para o sistema nacional da ciência e tecnologia. “Sem as fundações de apoio tudo seria mais difícil na ciência brasileira”, afirmou.

CONFIRA OS TEMAS DAS PALESTRAS:

Como será o mundo no pós-pandemia
(palestrantes: Lilia Schwarcz, Professora da USP, Carlos Gadelha, Coordenador do CEE da Presidência da Fiocruz; e Fernando Peregrino, presidente do CONFIES).

Oportunidades Suframa e Rota 2030
(palestrantes: Leopoldo Montenegro, ex-coordenador da Suframa; Antonio Figueira, Diretor Executivo da FUSP/CONFIES; Jaime Ramírez, presidente da Fundep; Ana Eliza Braga, coordenadora de Programas da Fundep).

Marco Legal – Desburocratização da relação Fundação e Apoiada
(palestrantes: Fernando Peregrino, presidente do CONFIES; Carlos Guerreiro, gerente da Uniselva/CONFIES; Clarissa Silva, diretora da Fapur; Carlos Sanches, coordenador Geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação da SESU; Leandro Brum, auditor do TCU).

Fundações e perspectivas na crise
(palestrantes: Roberto Ferraz Barreto, diretor da Fadesp/CONFIES; Marcelo Morales, secretário de Pequisa e Formação Científica do MCTI; José Barros Neto, presidente da Fundação Asftef/CONFIES; João Dias, diretor Executivo da Funpar/CONFIES; Jefferson Veiga, Líder de Equipe no Itaú Asset).

Abertura e Mesa 1 – Os desafios de fazer Ciência na Amazônia
(palestrantes: Fernando Peregrino, presidente do CONFIES; Celso Pansera, presidente do ICTBr; Roberto Ferraz Barreto, diretor da Fadesp/CONFIES; Emmanuel Tourinho, Reitor da UFPA; Marcele Pereira, Reitora da Unir (Universidade Federal de Rondônia; e Carlos Nobre, Pesquisador Sênior do IEA/USP que não pode participar, mas encaminhou um vídeo documentário sobre sua tese, Amazônia 4.0, exibido nos 30 primeiros minutos do painel).

Todas as palestras, com os respectivos temas, estão disponíveis no Youtube/CONFIES: https://www.youtube.com/c/CONFIES/videos

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br