Objetivo do CONFIES é extrair do conhecimento do neurocientista lições que podem renovar as esperanças e  dar dinamismo à área de ciência e tecnologia do País

O neurocientista Sidarta Ribeiro, professor Titular de Neurociências e Vice-Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é o palestrante convidado da próxima live “Quarta com CONFIES”, na quarta-feira (14/10), às 10 horas. Essa será mais uma live de um ciclo de debates semanais preparatórios para o 3º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, a se realizar este ano pela internet nos dias 11 e 12 de novembro.

O objetivo do CONFIES é extrair do conhecimento do neurocientista lições que podem renovar as esperanças e dar dinamismo à área da ciência e tecnologia em meio aos contínuos cortes de recursos públicos e da excessiva burocracia desse segmento, cuja crise vem sendo agravada pela pandemia.

Mediador do evento,  o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino pergunta, por exemplo, “se encontraremos no ‘sonho’ a saída para o caso da burocracia na pesquisa”.

CURRÍCULO

Sidarta Ribeiro/ Crédito: Companhia das Letras

Sidarta Ribeiro é Professor Titular de Neurociências e Vice-Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UNB/1993), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994), doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000); com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

Autor de livros como “Interpretação dos sonhos” e “O oráculo da noite“, Sidarta tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional, neuroeducação, psicodélicos e política de drogas.  Mais informações podem ser obtidas em: Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro.

FUNDAÇÕES DE APOIO

O CONFIES reúne 88 fundações de apoio que gerenciam mais de 20 mil projetos de pesquisas de mais de 130 universidades públicas e institutos federais de pesquisa e ensino. Catalizadoras de recursos para instituições de ensino superior e credenciadas pelo MEC e MCTI, essas instituições de direito privado são instituídas e veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais.

Todo ano, o encontro nacional do CONFIES reúne autoridades, cientistas e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País. O objetivo é discutir o papel das fundações de apoio na gestão dos projetos de pesquisa e políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação em prol do desenvolvimento nacional.

Assessoria de imprensa
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br