Diretor da Fundação da Coppetec de apoio à UFRJ, Peregrino assumirá em janeiro de 2023 o comando do Conselho pelo quarto mandato consecutivo

Peregrino no 5º Congresso Nacional do CONFIES

Por unanimidade, Fernando Peregrino foi reeleito à presidência do CONFIES (Conselho Nacional Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), para o biênio 2023-2024.

Diretor da Fundação da Coppetec de apoio à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Peregrino assumirá em janeiro de 2023 o comando do Conselho pelo quarto mandato consecutivo.

Também foi reeleito para o próximo mandato o pesquisador Antonio Fernando Queiroz para vice-presidência do CONFIES. Ele é diretor Executivo da FAPEX – Fundação de Apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O processo eleitoral para nova Diretoria do CONFIES aconteceu no decorrer do 5º Congresso Nacional do CONFIES realizado na última semana (quinta a sexta-feiras, 17 e 18 de novembro), no Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

NOVOS DESAFIOS

Ecos do 5º Congresso Nacional do CONFIES

Peregrino analisou o cenário e traçou novos desafios à frente do Conselho. Uma das batalhas previstas é para impedir o contingenciamento dos recursos públicos para atividade de pesquisa, uma vez que a Lei Complementar n° 177, de 2021, proibiu expressamente os tradicionais bloqueios dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a principal fonte de fomento da ciência brasileira. Mesmo assim, em agosto deste ano o governo Bolsonaro publicou a uma medida provisória (MP) bloqueando os recursos da ciência para o período de 2022 a 2026.

Outro desafio, conforme Peregrino, é a busca pela implementação de 100% dos princípios e regras do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (a Lei 13.243, sancionada em janeiro de 2016). Os pesquisadores e cientistas continuam enfrentando burocracia na atividade de pesquisa, embora a legislação tenha sido aprovada para desburocratizar, flexibilizar e integrar o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

O entendimento é que alguns dos problemas decorrem pela falta da implementação da nova  legislação por quem deveria fazer isso: os órgãos da administração pública. “Somos entidades privadas, não somos obrigados a seguir certas regras tal e qual fossemos entidades públicas, devemos, sim, seguir os princípios da norma jurídica.”

Outro desafio do dirigente do CONFIES é o fortalecimento das fundações de apoio da pesquisa em meio ao novo governo. Peregrino lembra que as fundações de apoio que gerenciam e captam recursos para atividade de pesquisa foram ameaçadas em 2019 pelo governo Bolsonaro, logo no início do mandato, pelo polêmico programa chamado Future-se.

“Espero que o novo governo trate bem as fundações de apoio aos projetos e atividade de pesquisa científica e tecnológica e as considere como manda a lei, como agentes implementadores de políticas públicas como a de ciência e inovação. Elas são agentes  flexíveis como manda o Marco Legal do setor”.

CONFIES

Assembleia Geral Ordinária no 5º Congresso do CONFIES

O CONFIES reúne 98 dessas fundações de direito privado sem fins lucrativos e que estão presentes em mais de 150 ICTs, entre universidades públicas e institutos e que estão distribuídos pelos 26 estados do país e o Distrito Federal.

No ano passado, as fundações de apoio filiadas ao CONFIES captaram mais de R$ 8 bilhões para atividade de pesquisa e bateram o recorde de R$ 7 bilhões do ano anterior, mesmo em tempos de pandemia, de restrições orçamentárias e de crise econômica. Isso reflete a luta das fundações de apoio para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

PERFIL

O presidente do CONFIES, Peregrino, é mestre (2009) e doutor (2012) em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, é analista de C&T aposentado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Desde 1986, colabora com a UFRJ e a Fundação Coppetec. Atualmente, é professor voluntario do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) da UFRJ no tema implementação de políticas públicas.

Já o vice-presidente do CONFIES, Antonio Fernando Queiroz, possui graduação em Geologia e Mestrado em Geociências/Geoquímica de Manguezais, pela UFBA, onde é professor e pesquisador. Possui ainda Doutorado em Geologia/Geoquímica pela Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo-França. É Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) da UFBA e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) – Mestrado e Doutorado.

Colegiado de toda a Diretoria do CONFIES para o biênio 2023/24 (tabela 1)

Colegiado do Conselho Fiscal do CONFIES para o biênio 2023/24 (tabela 2)

 

Assessoria de imprensa
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br