Evento da Associação dos Pós-graduandos (APG/USP) será transmitido ao vivo nesta sexta-feira, 16, pelo Youtube

O presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), Fernando Peregrino, ministrará nesta sexta-feira, 16 de setembro de 2022, uma palestra online para os pós-graduandos da Universidade de São Paulo (USP).

A se realizar amanhã às 18 horas, o evento, organizado pela Associação dos Pós-graduandos (APG/USP), será transmitido ao vivo pelo YouTube da APG/USP (https:www.youtube.com/watch?v=VP9uZ-Fc6dQ).

Será um debate acadêmico político sobre o futuro do Brasil – Ciência e Trabalho no Brasil. O doutorando de História Econômica, Cristian Addario, será o apresentador da palestra do presidente do CONFIES, Peregrino, que também é diretor da Fundação de Apoio Coppetec, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A palestra será sobre a produção científica brasileira e o contexto da economia mundial, sob uma perspectiva histórica e a formação dos pesquisadores nas universidades de pesquisa; e o futuro para tais trabalhadores especializados na economia brasileira. Problematizando o déficit dessa força de trabalho e a desindustrialização do Brasil desde os anos 1980, com o neoliberalismo.

Trajetória

Peregrino é engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Foi líder estudantil no período da ditadura militar, tendo sido presidente do diretório da engenharia da UFF. Estudou na USP quando foi eleito diretor da UEE – União Estadual dos Estudantes, primeira diretoria após o seu fechamento pela ditadura. Foi representante dos estudantes no Comitê Brasileiro de Anistia/SP, onde atuou em defesa dos presos políticos junto com Terezinha Zerbini e outros líderes sociais.

Em 1992, Peregrino foi um dos responsáveis pela implementação e funcionamento da Rede Rio de Computadores (Rede Rio), o Backbone da Web no Estado, por isso foi reconhecido como um dos construtores da Internet (2017) pela RNP,  uma rede acadêmica de acesso à Internet de alta velocidade.

Em sua administração da FAPERJ, foi instituída a Diretoria de Tecnologia, criado o Programa Cientista de Nosso Estado, o de Editoração, o Inovação Rio, os Instituto Virtuais e o apoio decisivo a iniciativas pioneiras, como os estudos e pesquisas sobre terapia celular, biodiesel, genoma proteomica.

Assessoria de imprensa/CONFIES
61 98374-7656

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br