Encontro começa nesta quarta-feira, 6, e terminará na sexta-feira, 8, na sede da FINATEC, fundação de apoio da UnB, em Brasília. Na quinta-feira, 7, um dos destaque da programação será o debate sobre o projeto Future-se com parlamentares, reitores, instituições, MEC e CGU

 

Ministro Marcos Pontes

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes participará às 19 horas desta quarta-feira, 6, da abertura do 2º Congresso Nacional do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), a se realizar na sede da FINATEC, a fundação de apoio da Universidade de Brasília (UnB), no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Avenida L3 Norte, Brasília. O encontro acontecerá entre os dias 6, 7 e 8 de novembro.

Na cerimônia de abertura serão entregues prêmios aos convidados em reconhecimento ao apoio dado à ciência brasileira. Entre os homenageados estarão o ministro Marcos Pontes; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart; e a vice reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Bolzon.

Também serão homenageados os  presidentes do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), Jerônimo Rodrigues da Silva; e o da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Ildeu Moreira. Além de parlamentares como o senador Izalci Lucas, presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional; e o deputado Felix Júnior, presidente da Comissão de Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

Outros homenageados serão o deputado Vitor Lippi, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional. A deputada Margarida Salomão, presidente da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais; e os deputados Orlando Silva, Gastão Vieira, André Figueiredo, Bruna Furlan e Luiza Canziani, entre outros.

Crise da ciência

Programação desta quinta-feira, 07, de 08h45 às 10h45. A Crise Orçamentária da Ciência e Tecnologia é um dos destaques da programação de amanhã. Entre os convidados para esse estão o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; o deputado Domingos Neto, relator geral do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA 2020); o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, presidente do CONIF, entre outros.

Projeto Future-se

Programação desta quinta-feira, 07, de 14hs às 16hs. O projeto Future-se, anunciado em julho pelo Ministério da Educação (MEC), é outro destaque da programação de amanhã. Esse debate reunirá o titular da Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior; o Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMF), Sandra Regina Goulart Almeida; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Inês Bolzón de Muniz; o deputado Gastão Vieira e o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.

A expectativa do presidente do CONFIES é de que as discussões do evento concretizem propostas de soluções para ciência brasileira. “Será um grande evento pela diversidade de temas estratégicos, como a crise orçamentária, o projeto Future-se e os fundos endowments e patrimoniais. A nova Lei de dados, novo regulamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a perseguição às fundações de apoio em São Paulo, o papel do Ministério Público no setor. Além disso, o evento atrairá o maior em número de fundações da história do CONFIES.”

Oficinas e premiação

O evento realizará ainda oficinas de interesse das fundações de apoio, além de entrega de dois prêmios às filiadas que se destacarem na gestão de projetos de pesquisas científicas conduzidas pelas universidades públicas e institutos federais. Na prática, a premiação representa mais incentivo às boas práticas de gestão das fundações de apoio.

Fundações de apoio

O CONFIES reúne 96 fundações associadas que movimentam mais de R$ 5 bilhões por ano e gerenciam cerca de 22 mil projetos científicos de mais de 170 universidades públicas e institutos de pesquisa, segundo os últimos dados do MEC.

A programação do 2º CONFIES 2019 está disponível no site do evento: https://bit.ly/2NKuSDB

Assessoria de imprensa
Viviane Monteiro
61 9 8374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br