Promovido pelo CONFIES, esse debate é preparatório ao 3º Congresso Nacional das Fundações de Apoio a se realizar este ano, pela internet, nos dias 11 e 12 de novembro

Os palestrantes da 4ª edição do evento online “Quarta com o CONFIES”, realizado na manhã desta quarta-feira, 30, discutiram a sequência de cortes do orçamento da ciência, de 2014 a 2020, e  querem que o Congresso Nacional aprove projetos para minimizar a crise das universidades, dos institutos federais de pesquisa e de todo o sistema de ciência e tecnologia nacional.

Promovido pelo CONFIES, esse debate é preparatório ao 3º Congresso Nacional das Fundações de Apoio a se realizar este ano, pela internet, nos dias 11 e 12 de novembro.

Mediado pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, o debate desta quarta-feira contou com as presenças do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, e da reitora da Unifesp, a professora Soraya Smaile.

Coordenador da Iniciativa para a Ciência e a Tecnologia no Parlamento (ICTp), Pansera apresentou uma lista de propostas para recuperação do orçamento público da área da ciência e tecnologia de 2021. Uma delas, a aprovação do projeto de lei 135/2020.  De autoria do senador Izalci Lucas, esse projeto impede o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de fomento vinculada ao MCTI,  e o torna um fundo especial de natureza contábil e financeira.

FUNDO SOCIAL

Outra proposta é a aprovação de um percentual do Fundo Social (criado com recursos do petróleo da camada de pré-sal) – cujos recursos devem crescer de R$ 8 bilhões em 2020 para R$ 20 bilhões em 2030, conforme  as previsões –, para ciência e tecnologia. “Isso daria um folego enorme à ciência”, aconselhou Pansera.

PAUTA CONJUNTA

A reitora da UNIFEP defendeu a pauta legislativa  conjunta entre todas áreas do sistema de ciência e tecnologia, entre as fundações de apoio, em prol do desenvolvimento da ciência do Brasil. Soraya defendeu ainda autonomia universitária e destacou as ações emergenciais das universidades públicas para o combate ao novo coronavírus com o apoio das fundações e refletiu: “A emergência sanitária escancarou todas as necessidades de nosso sistema e tem exigido muito de nossas universidades e fundações de apoio em busca de respostas”.

Na mediação do debate, o presidente do CONFIES afirmou que sem recursos não haverá projetos científicos, tecnológicos e inovadores e que sem esses projetos não haverá desenvolvimento do País. Ele voltou a defender a implementação do Marco Legal da Ciência e Tecnologia para estimular o dinamismo da ciência nacional.

O debate na íntegra está disponível no Youtube. É só clicar e ouvir!

PRÓXIMA QUARTA C0M O CONFIES

O presidente do CONFIES antecipou o tema do próximo encontro online, a se realizar em 7 de outubro: Home office: aspectos trabalhistas e psicológicos.

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br