Sob a intermediação do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, os diretores da entidade discutiram a crise de saúde e sanitária do Brasil, em decorrência da covid-19 e aprovaram uma carta “Pacto pela Vida” em que defende um plano de vacinação em massa e presta solidariedade às famílias que perderam entes queridos pelo coronavírus

Participantes da 2ª Reunião Ordinária de 2021 da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do CONFIES

Na 2ª Reunião Ordinária deste ano da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do CONFIES, realizada na tarde desta sexta-feira (12/03) pela plataforma virtual, o colegiado discutiu eventuais impactos negativos da chamada PEC Emergencial (Proposta de Emenda à Constituição nº 186/19) na área de ciência, tecnologia e inovação.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a PEC permite ao governo federal pagar um novo auxílio emergencial aos mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, suprime direitos de trabalhadores, impõe mais rigidez na aplicação de medidas de contenção fiscal e redução de incentivos tributários, por exemplo.

Sob a intermediação do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, a Diretoria do CONFIES lamentou a continuidade da crise orçamentária da ciência e, paralelamente, reforçou a necessidade de o Congresso Nacional de derrubar os vetos presidenciais à Lei do FNDCT para que seja possível desbloquear recursos e, assim, se investir mais em pesquisas científicas e tecnológicas para conter o coronavírus, por exemplo.

Além disso, os diretores da entidade discutiram a crise de saúde e sanitária do Brasil, provocada pela covid-19 que já matou mais de 272 mil pessoas, e aprovaram uma carta “Pacto pela Vida” em que presta solidariedade às milhares de famílias que perderam entes queridos; e que, ao mesmo tempo, defende um plano de vacinação em massa com urgência.

Outro assunto discutido na reunião, além de outros, foi a campanha das fundações de apoio para ajudar as instituições apoiadas, como universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa no combate à covid-19. Essa campanha foi criada dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia de covid-19 ( em 11/03/2020), momento em que as fundações de apoio criaram 22 fundos emergenciais e arrecadaram, até agora, mais de R$ 500 milhões para compra de equipamento de proteção individual (EPIS), demais itens de uso hospitalar e testagem de covid-19 em hospitais públicos e universitários.

ENCONTROS REGIONAIS

A Diretoria do CONFIES discutiu ainda a proposta de realizar encontros regionais a partir de abril com o objetivo de reunir especialistas e discutir alternativas para combater a crise da ciência em meio à pandemia; e os impactos sobre as fundações de apoio à pesquisa. Os temas estão em estudo.

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br