“A burocracia do Estado brasileiro é terrível. E isso quando acontece na pesquisa, ela mata praticamente a raiz do pesquisador”, destacou Peregrino, doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ

O presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Fernando Peregrino voltou a criticar o problema da burocracia da máquina pública que, segundo ele, agrava até mesmo a situação para combater a pandemia Covid-19.

“Parte dos grandes problemas da pandemia aconteceu pela burocracia do Estado brasileiro”, disse Peregrino na abertura da live realizada na noite desta sexta-feira, 31, realizada pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br).

Peregrino criticou a demora na construção de hospitais de campanha para atender pacientes com coronavírus. “Um hospital de campanha não pode durar mais de dez dias para ser erguido. Muitos, porém, ficaram prontos somente depois ‘muito tempo depois’ da decretação da pandemia. A burocracia do Estado brasileiro é terrível. E isso quando acontece na pesquisa, ela mata praticamente a raiz do pesquisador”, destacou Peregrino, doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Mediada pelo secretário executivo da ICTP.br, Celso Pansera, a abertura da live teve ainda a participação do senador Rogério Carvalho (PT-SE). O parlamentar defendeu a criação de uma PEC (Proposta de Emenda Parlamentar) para tirar o orçamento da ciência e tecnologia da chamada PEC do Teto dos Gastos Públicos.

“Vamos colher assinaturas de senadores para fazer tramitar uma PEC que possa retirar a ciência e a tecnologia da PEC do Teto dos Gastos Públicos”, disse o senador. “O futuro é cada vez mais dependente do conhecimento e precisamos ter esse setor irrigado. É o novo que transforma. Isso aconteceu na medicina, com a descoberta da vida celular, depois o antibiótico, anestésicos, robótica e outros”, afirmou e acrescentou: “A ciência é uma área estratégica para o crescimento do País e a geração de riquezas.”

A live na íntegra está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Px-Ms4scbrc

(Assessoria de Comunicação Social)
61 9 8374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br