“O País não pode perder o domínio de tecnologias estratégicas de exploração de suas reservas de Petróleo e Gás”

Apresentação do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, na audiência pública/ Crédito: Agência Câmara de Notícias

“Tirar dinheiro do conhecimento, como propõe a MP da Sucata, encurta o caminho para sermos a periferia do mundo”. A opinião é do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, na abertura da audiência pública, nesta quinta-feira (26), sobre a chamada MP da sucata (MP 1112/22), na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, com lideranças da área de CTI do Brasil.

Participantes do debate, além de Peregrino, os representantes da ABC (Academia Brasileira de Ciências), da ICTP.br (movimento organizado da comunidade brasileira de ciência e tecnologia para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional); do Fórum de C&T; e da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Os ministros convidados, MCTI e MEC, não compareceram ao debate.

A MP, encaminhada em 31 de março ao Congresso Nacional pelo Palácio do Planalto,  muda a legislação, em vigor, e desvia recursos da área de pesquisa, desenvolvimento e de inovação (PD&I) para o Renovar, um programa do governo para substituir a frota de caminhões antigos em circulação. Ou seja, caminhões “sucateados”.

Uma das mudanças é na Lei do Petróleo autorizando as empresas de exploração e produção de petróleo e gás natural a “desviar” recursos da pesquisa para os serviços de desmonte ou destruição de veículos pesados velhos, no período de 2022 a 2027.

Em sua apresentação, Peregrino citou o levantamento da Agencia Nacional de Petróleo (ANP) mostrando que em 2021 foram destinados R$ 3 bilhões para a área de PD&I. Ou seja, esse seria o montante anual a ser desviado da pesquisa para sucata de caminhões até 2027, conforme as previsões.

Desmonte da ciência brasileira

Presidente do CONFIES e demais participantes da audiência pública, na Câmara

O presidente do CONFIES lamentou o constante desmonte do sistema de ciência, tecnologia e inovação, área responsável pela autossuficiência brasileira na produção de petróleo. Diante desse cenário, Peregrino citou que mais de três mil pesquisadores deixaram o País desde 2020.

“As alternativas para os que ficam aqui, em nossa terra, ou é o desemprego, porque faltam bolsas para os pesquisadores manteres suas pesquisas nos laboratórios; ou então os serviços de baixa especialização, como motoristas de aplicativos, como Uber”, lamentou.

Liderança nacional na exploração

Segundo Peregrino, o Brasil tem hoje 880 pesquisadores por cada milhão de habitantes, número bem abaixo da Argentina e também da média mundial. Mesmo assim, ele destacou a qualidade da pesquisa brasileira que coloca o Brasil em pé de igualdade com os países desenvolvidos na exploração de petróleo.

“Apenas seis países exploram petróleo a mais de 2.000 metros de profundidade. São os EUA, Holanda,  Noruega, Inglaterra, França e Brasil. A Petrobras explora a mais de 2.500 metros, mas as reservas estão a 7 mil metros”, destacou o presidente do CONFIES, também diretor da COPPETEC, fundação de apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável por 22% da receita da legislação do Petróleo e gás.

Peregrino citou ainda o percurso da ciência brasileira na exploração do petróleo. “No início, quando a Petrobras resolveu ir para o mar, a COPPE foi chamada para montar competências em cálculo de estruturas e hoje em engenharia submarina, robótica e transição energética”, diz. “Hoje dezenas de universidades e ICT (institutos de ciência e tecnologia) compartilham laboratórios de pesquisa com os mesmos objetivos ou complementares”, destaca.

O presidente do CONFIES disse não ser contra o texto integral da MP e se posiciona favorável à renovação da frota de caminhões, desde que o fomento seja de outras fontes, como o BNDES.

Peregrino reforçou ser contra exclusivamente ao artigo 12º da MP por vários motivos:

  • Ele desvia dinheiro da pesquisa para outros segmentos, quando o caminho deveria ser o inverso;
  • O Brasil não pode sucatear seu patrimônio estratégico de centenas de laboratórios de pesquisas;
  • O País não pode perder o domínio de tecnologias estratégicas de exploração de suas reservas de Petróleo e Gás;
  • O Brasil não pode perder os investimentos já feitos em pessoal qualificado e exporta-los para os países desenvolvidos;
  • O País não pode quebrar contratos. Isso trará insegurança jurídica;

Mediando o debate, a deputada Angela Amin (PP-SC) reforçou que a comissão buscará fontes de recursos necessários para o aumento do valor das bolsas e o fomento em PD&I; e disse que ficará de olho na nomeação do relator da MP em prol da ciência brasileira.

“Vamos acompanhar de perto todo esse desenrolar da discussão do orçamento da União para que nós possamos valorizar a importância da ciência e da pesquisa”, destaca a parlamentar.

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br