Embora o projeto tenha sido divulgado há quase três meses, em 17 de julho, os detalhes do Future-se ainda são desconhecidos ao redor do Brasil, segundo Peregrino

Peregrino em debate sobre o Future-se em Curitiba

 Em palestra sobre o Future-se ministrada nesta terça-feira, 24, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino esclareceu, aos participantes do seminário, alguns pontos do polêmico Future-se, programa do Ministério da Educação (MEC), e disse esperar que o projeto seja revisto no Congresso Nacional.  O seminário foi realizado pela Associação dos Docentes da UTFPR, em Curitiba.

Embora o projeto tenha sido divulgado há quase três meses, em 17 de julho, os detalhes do Future-se ainda são desconhecidos ao redor do Brasil, avaliou Peregrino. “A luta no Congresso Nacional deverá ser intensa para esclarecer pontos e ajustar o programa à luz das necessidades das universidades federais do País, por isso serão necessárias propostas alternativas”, afirmou Peregrino aos participantes do evento, entre professores, alunos e especialistas em educação.

Para Peregrino, o ponto mais  grave do Future-se é o que propõe contrato de gestão de universidades com Organizações Sociais (OSs), fator que, segundo ele avalia, poderá acabar definitivamente com a autonomia das instituições federais de ensino (IFES). Conforme Peregrino, esse problema não aconteceria se os contratos das IFES fossem fechados com fundações de apoio com quem têm quase 30 anos de experiência.

Embora a proposta inicial do MEC tenha ignorado as fundações de apoio, o órgão federal já sinalizou que incluiria as fundações no programa. No último censo, realizado em agosto, o próprio MEC reconheceu que essas fundações atendem a mais de 180 instituições de pesquisa distribuídas pelo País, entre universidades estaduais e federais, institutos federais e demais entidades de pesquisa.

Fundações de apoio

As fundações de apoio são elos estratégicos para alavancar recursos públicos e privados para ciência brasileira, área essencial para o desenvolvimento de qualquer nação. Com movimentação de R$ 5 bilhões por ano, as fundações de apoio, regidas pela Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994,  são instituições de direito privado instituídas pelo Código Civil – Lei 10.406/2002, veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais e credenciadas pelo MEC e MCTIC. Conforme o último Censo do MEC, as fundações apoiam 183 instituições do País, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e demais entidades de pesquisa.

Assessoria de imprensa
Viviane Monteiro
61 98374-7656

   

 

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br