Conforme as entidades que compõem a ICTP.Br, entre elas o CONFIES, a Ciência e Educação, antes de mais nada, têm o compromisso com uma sociedade mais justa e solidária

Plenário do Senado Federal 

As Entidades que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br), entre elas, o CONFIES, encaminharam uma carta ao senador Renan Calheiros, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, em que repudiam os atos racistas praticados contra o atleta da equipe do Real Madrid, o brasileiro Vinicius Jr. O episódio aconteceu na véspera, no domingo, 21 de maio, em partida válida pela 1ª divisão da Liga de Futebol Profissional da Espanha.

“Racismo é crime!! Como um país que enfrentou mais de três séculos de um regime social, político e econômico baseado na exploração da mão de obra escrava, predominantemente africana, conscientes que somos das trágicas consequências que herdamos desse longo período cruel e violento em nossa formação, é inadmissível assistirmos às lamentáveis cenas envolvendo um brasileiro, de origem pobre, uma das principais estrelas mundiais do esporte, ser tratado como alguém inferior, na negação de qualquer sentimento de respeito à dignidade do indivíduo e em clara violação dos direitos humanos”, destaca a carta.

Conforme as entidades, a Ciência e Educação, antes de mais nada, têm o compromisso com uma sociedade mais justa e solidária. “Foram muitos os esforços das mais diversas áreas do conhecimento para que pudéssemos alcançar o atual nível de compreensão dos erros cometidos pela humanidade no passado, lançando luzes sobre o nosso progresso. Por essa razão, nossas Entidades estarão sempre em defesa dos Direitos Humanos, Democracia e Liberdades”, acrescenta.

No documento, a ICTP.Br solicita à Comissão que envide esforços para que providências sejam tomadas junto ao Parlamento Europeu e autoridades da Espanha, para que tomem ações práticas e legais a fim de que eventos lamentáveis e criminosos como esse não se repitam.

A carta na íntegra está disponível em: Carta à Comissão de Relações Exteriores-maio

Assinam a Carta as entidades:

▪️Academia Brasileira de Ciências (ABC);
▪️Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes);
▪️Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap);
▪️Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies);
▪️Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif);
▪️Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti);
▪️Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas & Sustentáveis (Ibrachics);
▪️Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br