Diretoria do Conselho destacou que o Congresso deverá ser autossustentável, ao máximo, e enalteceu a campanha  do CONFIES de estimular a implementação de fundos patrimoniais como alternativas de fontes estáveis de fomento para universidades e institutos de pesquisa 

1ª reunião de 2020 da diretoria do CONFIES

Na 1ª reunião deste ano da Diretoria do CONFIES, nesta quinta-feira, 23, foram discutidos e aprovados alguns pontos voltados para fundações de apoio às universidades públicas e institutos federais. Presidida pelo presidente do Conselho, Fernando Peregrino, a reunião, na FINATEC/UNB, antecipou as discussões sobre o próximo Congresso Nacional das Fundações de Apoio, a se realizar em novembro de 2020, em Brasília.

Conforme os diretores do Conselho, o 3º Congresso deverá ser autossustentável, ao máximo, em busca de patrocínios. A diretoria fez um balanço do último congresso (em novembro de 2019) e o considerou um marco pela força política demonstrada, o conteúdo e a ampla participação de autoridades e parlamentares da ciência e tecnologia do País.

Outro ponto da pauta foi o protagonismo das fundações ao se tornarem gestoras de fundos patrimoniais de universidades e institutos de pesquisa. O CONFIES está fazendo campanha para estimular a implementação desses fundos – os endowments – como alternativas de fontes estáveis de fomento para a ciência nacional.

O 1º encontro será na próxima terça-feira, 28, em Maceió (AL), no Nordeste, com apoio do MCTIC e da FINEP. Já o 2º será no Sudeste, no Rio de Janeiro, e as inscrições já estão abertas (disponíveis AQUI).

“O CONFIES, com apoio de vários setores, está fazendo uma campanha de esclarecimento sobre os endowments, explorando uma nova fronteira de financiamento para a ciência e tecnologia no Brasil”, disse Peregrino.

Future-se

Diretoria do CONFIES discute pautas de 2020

Outro ponto da pauta foi a luta para incluir as fundações no Future-se, projeto do MEC em consulta pública até esta sexta-feira (24). Segundo Peregrino, o projeto será encaminhado ao Congresso Nacional com aspectos positivos propostos pelo CONFIES.

Entre outros pontos, a diretoria do Conselho defendeu ainda a racionalização de despesas da instituição, frente à crise da ciência; e a prioridade do curso de Ensino a Distância (EAD) da TV CONFIES para pequenas fundações, embora a intensão seja de que todas sejam atendidas. Os módulos dos cursos de Contabilidade e Jurisprudência, inicialmente, estão em desenvolvimento e devem estar disponíveis em breve na plataforma da TV CONFIES.

A diretoria do CONFIES aprovou a correção da inflação sobre as taxas de filiação somente pelo IPCA.

Viviane Monteiro
Assessora de Comunicação Social
6198374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br