Essa foi a 1ª vez que as duas instituições se reuniram para discutir  o Future-se, projeto do Ministério da Educação lançado em junho

Peregrino e integrantes do GT de C&T do PROIFES

O presidente do Conselho das Fundações de Apoio à pesquisa nas universidades públicas (CONFIES), Fernando Peregrino discutiu nesta sexta-feira, 11, pontos do projeto Future-se com integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Ciência, Tecnologia e Inovação do PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, na sede da federação, em Brasília.

Essa foi a primeira vez que as duas entidades se reuniram para falar sobre o Future-se, lançamento em junho pelo Ministério da Educação (MEC).

“Estamos fortalecendo a nossa aliança com o PROIFES, isso é muito importante; o órgão congrega quase 40% dos professores da rede pública de ensino superior e vem somar à nossa luta no Congresso Nacional e em outras frentes, como os recursos que estão subtraídos, e pela promoção da ciência, tecnologia e inovação”, disse Peregrino.

Projetos em pauta

O coordenador do GT de C&T do PROIFES, Enio Pontes de Deus afirmou que o objetivo do encontro foi o de ouvir o posicionamento do presidente do CONFIES sobre o Future-se e também sobre pontos relacionados à implementação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros da pauta.

“Queremos ter a visão do CONFIES de como tudo isso está sendo tratado junto ao governo e de como o PROIFES pode participar dessas discussões”, destacou Pontes de Deus.

Após o anúncio do Future-se, o PROIFES se posicionou contrário ao projeto pela carta  de Belém (A carta está disponível AQUI). Mesmo assim, Pontes de Deus destacou que a Federação está aberta ao diálogo e quer entender ainda mais o projeto, principalmente sobre o que está por trás dos previstos contratos de gestão de organizações sociais com universidades que aderirem ao projeto, fator que pode acabar com autonomia constitucional das universidades federais. Nesse caso, Pontes de Deus apontou mais segurança de eventuais acordos das universidades com as fundações de apoio no âmbito Future-se. “As fundações de apoio já têm uma representação dentro das universidades, ao contrário das OSs”.

Viviane Monteiro/CONFIES

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br