O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, participou ontem do lançamento da agenda legislativa da ciência e tecnologia no Congresso Nacional, batizada de  “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br”

“Não se pode quebrar o sistema de ciência e tecnologia do País. Esse patrimônio foi construído com muito suor e lágrimas, e sacrifícios da nação, desde 1950, com o CNPq e Capes. É preciso dizer ‘basta’. Afinal trata-se do futuro do País.” A declaração é do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, proferida nesta quarta-feira, 8, no lançamento da agenda legislativa da ciência e tecnologia no Congresso Nacional, batizada de  “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br”, em cerimônia na Câmara dos Deputados.

O lançamento da ICTP.br aconteceu horas depois da participação do ministro Marcos Pontes, da pasta da Ciência, Tecnologia, Telecomunicações e Comunicações, na audiência conjunta das comissões de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e de Educação da Câmara. O contingenciamento de 42% no orçamento do Ministério foi o principal tema do evento.

A ICTP.br é um movimento da comunidade de ciência e tecnologia organizado pela SBPC, ABC, CONFIES, Andifes, Confap, Conif, Consecti e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia, para atuação permanente no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Peregrino enalteceu o posicionamento de Pontes para o enfrentando dos cortes da área científica e tecnológica, essencial para o desenvolvimento de qualquer nação. “Quero fazer um registro aqui, quem tem o ministro da Educação (Abraham Weintraub), tem de fazer altos elogios ao Marcos pontes” declarou Peregrino, sob aplausos da plateia principalmente de cientistas e parlamentares em um dia marcado pela mobilização #CIÊNCIA OCUPA BRASÍLIA.

“O ministro pode não conseguir fazer tudo que prometeu, até por que as forças contrárias são muito grandes e sabemos quais são. Mas ele tem o diálogo na veia, o que é muito importante para nós. Vamos nos unir”, considerou Peregrino, crítico ao corte de 30% da verba das universidades públicas.

Estratégias do MCTIC

Na audiência pública, o ministro Pontes apresentou  estratégias para melhorar as condições e o prestígio da ciência no Brasil e citou, como exemplo, a desburocratização da pesquisa (que consome 35% do tempo do cientista) apoiando a bandeira do CONFIES.  Outra proposta do ministro é  fortalecer o relacionamento direto com a comunidade científica.

Fundações de apoio

Peregrino destacou ainda a importância das fundações de apoio das universidades públicas  que contribuem de forma significativa para o avanço das pesquisas científicas no Brasil.  “As nossas fundações de apoio movimentam mais de R$ 5 bilhões por ano em projetos pesquisa e ensino de extensão. Esses valores representam 10 vezes o orçamento deste ano do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a principal fonte de recursos públicos para pesquisa)”, disse Peregrino. “Nossas fundações são responsáveis por mais de 22 mil projetos de pesquisa e por quase 40 mil bolsas de pesquisas anuais, mais da metade do número de bolsas concedidas pelo CNPQ, de 70 mil a 73 mil por ano, conforme foi anunciado hoje aqui (pelo ministro Marcos Pontes)”, acrescentou.

Reunião com  Maia

Após a cerimônia, os dirigentes das instituições científicas se reuniram com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com o objetivo de pedir apoio à tramitação de projetos e propostas da agenda da área científica. Entre elas, a derrubada dos vetos da Lei dos Fundos Patrimoniais, uma saída importante para amenizar a crise financeira do sistema.

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br