Reunião entre CAPES e CONFIES sobre concessão de bolsas

Assunto foi tema de reunião entre o Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, e o Diretor do DPB da CAPES, Laerte Guimaraes Ferreira Junior

Em reconhecimento ao papel das Fundações de Apoio na gestão da atividade de pesquisa conduzida pelas Instituições Federais de Ensino e Pesquisa (IFES) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), solicitou ao CONFIES um levantamento da totalidade de bolsas de Mestrado e Doutorado de projetos que as filiadas ao Conselho gerenciam.

O assunto foi tema de reunião entre o Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, e o Diretor do DPB da CAPES, Laerte Guimaraes Ferreira Junior, na última quinta-feira, 11 de maio/2023.

O Diretor do DPB da CAPES é Professor Titular do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi Pró-Reitor de Pós-Graduação de 2018 a 2021 e participou de grupos de assessoramento da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também Pesquisador, o Presidente do CONFIES é Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Diretor da FAPEX, Fundação que apoia a pesquisa da UFBA.

O Titular do CONFIES avalia que o pedido da CAPES, um dos principais órgãos de fomento à pesquisa do Ministério da Educação (MEC), é um reconhecimento da importância das Fundações de Apoio para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Nesse caso, ele acrescenta, a CAPES quer estreitar as relações com as Fundações de Apoio e busca ajuda para ampliar o conhecimento sobre as bolsas de pós-graduação que não estão sob a sua égide.

Segundo ele, a concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado no Brasil é propiciada predominantemente pela CAPES. A DPB atende cerca de 100 mil bolsistas em todo o País. Contudo, também são responsáveis pela concessão de bolsas de pós-graduação outras instituições como o CNPq e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), vinculadas às Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia, além dos projetos administrados pelas Fundações de Apoio.

Atuação das Fundações de Apoio

As Fundações de Apoio associadas ao CONFIES gerenciam cerca de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa conduzida pelas IFES e ICTs. São mais de 20 mil projetos científicos e tecnológicos gerenciados pelas Fundações de Apoio, a maioria são parcerias entre a iniciativa privada (petroleiras, empresas de energia e de saúde, dentre outras) e IFES e ICTs. Assim que a CAPES encaminhar o pedido oficialmente, o CONFIES consultará suas afiliadas (98 fundações) para ver a possibilidade do levantamento dos dados.

Expansão de programa

No entendimento do Presidente do CONFIES, a CAPES pretende expandir a cobertura de bolsas de pós-graduação no Brasil, já que a PEC da Transição de Lula havia recomendando um investimento de R$ 3 bilhões para o órgão do MEC. Diante dessa eventual ampliação de recursos para CAPES, Fernando Queiroz avalia que o órgão do MEC poderia ficar responsável pelas bolsas de Mestrado e Doutorado que atualmente entram como itens de despesas dos projetos administrados pelas Fundações de Apoio.

“Dessa forma, esses projetos poderiam aplicar esses valores em outros gastos que permitiriam ampliar atividades dessas investigações científicas”, analisa Queiroz.

Também presente à reunião, a Diretora da FUNAPE, Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Matias Chaves, que faz parte da Diretoria do CONFIES, considerou o encontro extremamente positivo para a ciência brasileira.

“Vejo com bons olhos esse movimento de aproximação da CAPES com o CONFIES, pois, uma parceria dessa natureza pode criar possibilidades de atuação conjunta em prol da pesquisa e da pós-graduação no País, considerando o potencial das Fundações de Apoio e suas ações nesse campo”, acrescenta Sandramara, que é também Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, onde já foi Vice-Reitora.

Participou ainda da reunião a equipe da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES: Júlio Cesar Piffero de Siqueira, Lucas Resende Salviano e Alexandre Marafon Favero.

Assessoria de imprensa
Viviane Monteiro 
Contato: 61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br