Presidente do CONFIES, Antônio Queiroz, em visita à ANP

Em visita à Finep, titular do CONFIES, Antônio Queiroz, foi recebido pelo presidente Celso Pansera e pelo chefe de gabinete, Fernando Peregrino, Presidente de Honra do CONFIES

Em mais uma agenda de trabalho nesta semana no Rio de Janeiro, o presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Fernando Queiroz, visitou na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram recebidos pelo Diretor Daniel Vieira e sua assessora, Melissa Mathias. Também pelo grupo da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (SPD).

O novo titular da SPD, Raphael Moura, que assumiu a função hoje, se colocou à disposição do CONFIES e aproveitou para apresentar parte de sua equipe, composta por José Carlos Tigre, Mariana Franca e Alexandre Kosmalski.

Presidente do CONFIES em visita à petroleira Enauta

O presidente do CONFIES também visitou no período da manhã desta quarta-feira a petroleira Enauta, quando foi recebido por Aloisio Pellon, Nilo Azambuja, Alexandre Souza e Rebeka Kiperman.

A intenção do presidente do CONFIES é de manter contatos, expandir parcerias e mostrar a importância do papel das fundações de apoio no gerenciamento de recursos de fomento para projetos de ciência, tecnologia e inovação na área de petróleo e gás.

As cláusulas de petróleo e gás vigentes determinam que as empresas petrolíferas, que possuem participação nos campos produtores de petróleo e gás natural, destinem um percentual da receita em investimentos em PD&I resultantes dos respectivos contratos de exploração e produção.

“O objetivo é discutir questões relacionadas ao apoio dessas entidades do mundo do petróleo com Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT’s), como também evidenciar o quanto as fundações de apoio são importantes para a desburocratização e para garantir questões de segurança na gestão desses recursos”, destaca Queiroz.

O presidente do CONFIES é também Diretor Executivo da FAPEX, fundação de apoio a IFES e ICT’s na Bahia, incluindo a Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde é Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO).

Diálogo com a FINEP

Titular do CONFIES visita Finep e é recebido pelo presidente Celso Pansera e o chefe de gabinente, Fernando Peregrino

No período da tarde, Antônio Queiroz, acompanhado dos professores/pesquisadores Olívia Oliveira, Ícaro Moreira e José Roberto Cerqueira, da UFBA, estiveram na FINEP, quando foram recebidos pelo presidente Celso Pansera, pelo chefe de gabinete, Fernando Peregrino (também Presidente de Honra do CONFIES), e pelo diretor de Inovação Elias de Souza.

Na pauta estavam assuntos relacionados ao CONFIES e também demandas relativas a dúvidas inerentes a editais de pesquisa e inovação tecnológica daquela agencia de fomento.

No prosseguimento da visita à FINEP também estiveram com o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, e com Carlos Khair, Ricardo Rosa e Edgar, integrantes da equipe de tal Diretoria. Em todas essas reuniões e visitas, Fernando Queiroz aproveitou para sublinhar a importância do papel do CONFIES e das fundações de apoio no sistema da ciência, tecnologia e inovação do Brasil.

Fundações de apoio

O CONFIES reúne hoje 98 fundações de apoio distribuídas por mais de 150 instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs), entre universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. No ano passado, as fundações de apoio filiadas ao CONFIES captaram cerca de R$ 9 bilhões para atividade de pesquisa conduzida por essas instituições, valor ligeiramente superior aos R$ 8 bilhões em 2021.

Assessoria de imprensa
Viviane Monteiro

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br