O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, destacou a luta das instituições para evitar o pior da ciência brasileira

Em uma importante vitória para ciência brasileira, o Congresso Nacional impediu o bloqueio  superior a R$ 2,5 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o principal fundo de fomento à atividade de pesquisa do Brasil.

Em sessão conjunta do Congresso nesta terça-feira (12), que reuniu 384 parlamentares, 197 votos rejeitaram um dispositivo que abriria brecha para impedir a transferência desses recursos para o financiamento científico e tecnológico. Foram 187 contrários à essa decisão.

A medida fazia parte do PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) 17/22, que foi aprovado e que será encaminhado para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, a maioria dos parlamentares decidiu retirar o trecho severamente criticado pelas entidades científicas que denunciaram mais um ataque à ciência.

O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, destacou a luta das instituições para evitar o pior da ciência brasileira. “O CONFIES cumprimenta a todas as entidades do setor acadêmico e empresarial, assim como os parlamentares que ajudaram a vitória de hoje no Congresso Nacional, que excluiu o FNDCT das verbas que poderiam ser contingenciadas! Prevaleceu a LC 177 do ano passado que blindou o maior fundo de apoio à pesquisa do País! Parabéns a todos!”, destaca.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) também consideram a decisão do Congresso uma vitória da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). “Os recursos do FNDCT são imprescindíveis para centenas de outros projetos nas áreas de saúde, agropecuária, mineração, cidades inteligentes e centros de inovação. A área CT&I é o grande vetor da competitividade empresarial e do desenvolvimento do Brasil”, diz a diretora de Inovação da CNI e coordenadora executiva da MEI, Gianna Sagazio.

Assessoria de imprensa
comunicacao@confies.org.br

61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br