O presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, liderou no Rio os trabalhos da comitiva formada pelo Conselho, Fundação de apoio FAPEX e Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, em reunião com a equipe da BPS

O titular  do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Antônio Fernando Queiroz, encerrou nesta sexta-feira, 14, o ciclo de trabalhos realizados nesta semana, no Rio de Janeiro, com o intuito de estreitar laços e discutir possibilidades de novos acordos de fomento à pesquisa científica e tecnológica das universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa.

A agenda no Rio foi organizada por uma comitiva formada pelo CONFIES, Fundação de apoio FAPEX e Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde Queiroz, respectivamente, é diretor e professor titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO). Além de Queiroz, a comitiva reuniu os pesquisadores Olívia Oliveira, José Cerqueira e Ícaro Moreira (UFBA).

Os trabalhos da comitiva do CONFIES, FAPEX e UFBA foram encerrados nesta sexta-feira, em visita à empresa de estudos petrolíferos BPS (Brazilian Petroleum Studies). Lá a equipe de pesquisadores foi recebida por Márcio Mello, Vladimir Elias e Vanessa Haliburton (virtualmente) e por Oswaldo Pedrosa (presencialmente).

As partes discutiram, por exemplo, possibilidades de negociar parcerias visando o financiamento para projetos apoiados pela FAPEX, dentre outros assuntos colocados à mesa.

“Em todos os momentos foi destacado o papel do CONFIES de agregar essas importantes instituições, que dão suporte administrativo e segurança para que os pesquisadores das IFES e ICT’s possam desenvolver suas pesquisas e seus projetos de extensão”, destaca o titular do CONFIES. “É sempre bom lembrar que o CONFIES é um dos principais atores no sistema que envolve a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação nacional”, acrescentou.

Em 2022, as fundações de apoio associadas ao CONFIES gerenciaram mais de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa das IFES e ICTs, recursos que permitiram que cientistas pudessem se dedicar a estudos, desde básicos até aqueles altamente especializados, permitindo avanços inestimáveis para o Brasil.

Confira abaixo a agenda do presidente do CONFIES nesta semana no Rio:

✅ Em visita ao Rio, novo presidente do CONFIES busca parcerias para financiamento de projetos de ciência, tecnologia e inovação

✅ De olho no fomento à pesquisa de CT&I, presidente do CONFIES visita ANP e petrolíferas nesta 4ª-feira

✅ CONFIES se reúne com Petrobras, CNODC e Shell e busca ampliar acordos para pesquisa científica e tecnológica 

 

Assessoria de imprensa
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br