Reunião aprova proposta do 1º Encontro da região Norte/21

Na reunião de Diretoria, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino avaliou o atual cenário pandêmico e demonstrou preocupação com a dependência brasileira do insumo internacional para fabricação de vacinas contra a covid-19

As fundações de apoio da região Norte realizarão nos dias 24 e 25 de junho deste ano um encontro virtual para discutir temas como a burocracia na gestão de projetos de pesquisas e as perspectivas para o cenário pós-pandemia. A programação preliminar foi apresentada, nesta quinta-feira (08/04), pelos dirigentes regionais do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), em reunião online.

O presidente do Conselho, Fernando Peregrino informou que esse será o primeiro de uma sequência de encontros regionais a se realizarem em 2021. Os demais ainda estão sem data prevista. A expectativa do CONFIES é de reunir mil pessoas no Encontro da Região Norte.

Peregrino avaliou o atual cenário pandêmico e demonstrou preocupação com a dependência brasileira do insumo internacional para fabricação de vacinas contra a covid-19, o chamado Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).

“O Brasil precisa dar um salto na inovação e reduzir a dependência externa de produtos com maior valor agregado, tal como fez na área de petróleo”, disse Peregrino, também diretor da Fundação Coppetec/RJ.

Conforme a programação preliminar aprovada ontem pela diretoria do CONFIES, serão discutidos os seguintes temas no Encontro Região Norte:

✅ Marco Legal: inovações e a desburocratização das fundações
✅ Fundações e as novas perspectivas
✅ Os desafios de fazer ciência na Amazônia
✅ Rota 2030
✅ Como será o novo mundo no cenário pós-pandemia

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Lorena Filgueiras/FADESP

PARTICIPAÇÃO

Além do presidente do CONFIES, participaram da reunião o professor Dr. Roberto Ferraz Barreto, diretor executivo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), organizadora do Encontro da Região Norte, e Lorena Filgueiras, coordenadora de comunicação da mesma fundação. A professora Fabrizia Otani (FIAN, Santarém) e o professor Rodrigo Pires (Fundação Muraki, do Amazonas). Também o assessor parlamentar do CONFIES, Carlos Frausino, e Solange Valeriano, secretária do Conselho.

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br