Evento acontecerá na terça-feira, 21. O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, participará de debate sobre cortes de recursos na ciência e educação. E também de uma homenagem ao professor Luiz Pinguelli Rosa

A próxima terça-feira, 21 de junho, será marcada pela  campanha “NÃO aos cortes em Educação e Ciência”. A agenda nacional unificada será mobilizada pelas entidades indignadas com os novos cortes no orçamento da ciência, tecnologia e inovação, entre elas o CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica).

Os cortes previamente anunciados atingem áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, conforme as instituições. Por exemplo, serão bloqueados 1,6 bilhão da verba prevista para o Ministério da Educação (MEC) em 2022, atingindo em cheio mais de 100 institutos e as universidades federais.

Debate

A iniciativa mobilizará a comunidade acadêmica e científica a cerrar fileiras em defesa das instituições de ensino e pesquisa brasileiras, em várias frentes.  O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, participará de um debate sobre o tema “Ciência e Universidade na Atual Conjuntura Sociopolítica Nacional: Desafios e Estratégias Em Tempos de Bloqueios Orçamentários e Sucateamento das Instituições Federais.

Participantes da mesa redonda:

  • Fernando Peregrino – Presidente do CONFIES;
  • Inacio Arruda – Ex- Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Diretor Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti);
  • Fabio Guedes Gomes – Secretário Executivo da Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br);
  • Antonio Gomes Souza Filho, Prof. do Departamento de Física da UFC, Pesquisador 1A do CNPq, membro titular da ABC;
  • Clovis Ricardo Montenegro de Lima – Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do MCTI.

Data: 21/06/2022.
Horário: de 16Hs às 18Hs

Homenagem ao professor Luiz Pinguelli Rosa

Antes do debate, o presidente do CONFIES participará, às 14 Hs do mesmo dia, de uma homenagem ao professor Luiz Pinguelli Rosa (19 de fevereiro de 1942, Rio de Janeiro, a 3 de março de 2022). No momento será apresentado o site que faz uma homenagem ao pesquisador.

Participarão dessa programação:

▪️Denise Pires – Reitora da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
▪️Fernando Peregrino – Presidente do CONFIES
▪️Helena Nader – Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
▪️Renato Janine – Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
▪️Jorge Samek – ex-Diretor geral de Itaipu Binacional
▪️Romildo Toledo – Diretor da Coppe/UFRJ
▪️Sérgio Rosa – Representante da família

Data: 21/06/2022
Horário: 14 Hs
Local: Auditório da Coppe, sala G – 1222 / Bloco G do Centro de Tecnologia da UFRJ – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br