A meta do CONFIES é de que sejam criados este ano 20 fundos emergenciais, pelo menos, pelas fundações de apoio, para arrecadação de recursos destinados aos hospitais universitários  

No momento em que a pandemia COVID-19 ganha grandes proporções no Brasil, o CONFIES  quer estimular a cultura de doação de recursos privados à ciência nacional. O Conselho das fundações de apoio de universidades públicas e institutos federais orienta às suas afiliadas a criar fundos emergenciais para arrecadar recursos destinados aos hospitais universitários, gerenciados pelas universidades e fundações.

A meta do CONFIES é de que sejam criados este ano, pelo menos, 20 fundos emergenciais pelas fundações de apoio, em razão do crescimento diário da taxa de pacientes atendidos com coronavírus.

“O crescimento se acentua a cada dia e precisamos contar com o apoio e solidariedade de todos para reduzir a curva de contaminados”, alerta o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, também diretor executivo da Fundação Coppetec, que apoia a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os recursos serão utilizados para apoiar os hospitais universitários na compra de medicamentos, insumos, equipamentos utilizados por médicos e profissionais de saúde, como máscaras, aventais, luvas, óculos e termômetros, segundo disse. Algumas medidas já estão em andamento.

Rio

✅ A Fundação Coppetec criou o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Emergencial ao Hospital Universitário da UFRJ, em colaboração com docentes e técnicos da Universidade. O objetivo é agilizar e melhorar a capacidade de operação emergencial do complexo dos nove hospitais universitários, principalmente o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Os doadores podem depositar os valores no Banco do Brasil, em nome da Fundação Coppetec. Agência 2234-9, conta corrente 55.620-3; CNPJ: 72.060.999/0001-75.

Piauí

✅ Outro fundo já disponível é o da Fundação Fadex, que apoia a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a fim de conter os avanços do coronavírus no Estado. As doações, segundo os organizadores, são feitas também no Banco do Brasil. Agência 3791-5; conta corrente 10250-4; CNPJ 07.501.328/0001-30

Minas

✅ Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), criou a campanha para apoiar os hospitais de Clínicas da UFMG, Risoleta Tolentino Neves e UPA Centro-Sul, gerenciados pela Universidade e pela Fundep.

Segundo a organização, os interessados em contribuir poderão transferir qualquer valor para o BB (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41). Quem desejar doar bens ou equipamentos poderá entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio do telefone (31) 3409-4555 e do celular (31) 99306-0348 ou do e-mail gab@copi.ufmg.br.

Fundos patrimoniais

Paralelamente às ações emergenciais, o CONFIES estimula ainda que as fundações acelerem a criação de fundos patrimoniais para arrecadar doações de recursos para projetos científicos e tecnológicos em médio e longo prazos. “A pandemia representa considerável ameaça tanto para economia como para contas públicas, agravando ainda mais o orçamento público para ciência, tecnologia e inovação”, alerta o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.

Assessoria de Comunicação Social
Viviane Monteiro
61 98374-7656
E-mail: comunicacao@confies.org.br

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br