Assinatura do documento aconteceu no primeiro dia do 5º Congresso Nacional das Fundações de Apoio à pesquisa

Presidente do CONFIES assina acordo com SBPC

O CONFIES assinou o termo de sócio institucional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) – no decorrer do 5º Congresso Nacional do CONFIES, relizado na última semana, no Hotel Othon Palace, em Copacabana (RJ).

O documento foi assinado na quinta-feira, 17, pelo presidente do Conselho, Fernando Peregrino, e a representante da SBPC no Rio de Janeiro, a pesquisadora Ana Tereza Ribeiro.

Representante da SBPC assina termo com CONFIES

Com a iniciativa, o CONFIES reafirma o compromisso de apoiar a missão institucional da SBPC de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, que atenda sobretudo as necessidades e aos interesses maiores da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, o Conselho recebe da SBPC o reconhecimento da importancia das fundacoes de apoio e o padrão ético de sua atuação na atividade de pesquisa das universidades públicas e de institutos.

Presidente da SBPC no 5º Congresso do CONFIES

O presidente da SBCP, Renato Janine, participou da cerimônia pela plataforma virtual e destacou a importância do CONFIES para o sistema de ciência, tecnologia e inovação.

“Creio que para todas as pessoas que conhecem o sistema universitário sabem da dificuldade que é de gerir os recursos, dificuldade, inclusive, de obter recursos adicionais para os projetos de pesquisa”, disse Janine e prosseguiu: “as fundações de apoio das universidades federais e estaduais cumprem um papel muito importante tanto na obtenção de recursos adicionais ou do Tesouro Nacional como na administração (dos recursos da pesquisa) de uma forma mais ágil e eficiente”, considerou o presidente da SBPC.

Para Peregrino, o fato de o CONFIES tornar-se sócio institucional da SBPC, a maior entidade de ciência, tecnologia e inovação do País, é extremamente importante para o fortalecimento do sistema de CT&I, incluindo as fundações de apoio à pesquisa. O entendimento é de que a decisão deverá enriquecer ainda mais o papel das fundações de apoio dentro do sistema de ciência, tecnologia e inovação.

CONFIES

O CONFIES reúne 98 fundações de Apoio que gerenciam a atividade de pesquisa das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e que são catalisadoras de recursos para suas respectivas entidades apoiadas. Essas fundações estão situadas em mais de 150 ICTs, entre universidades públicas e institutos, e estão distribuídas pelos 26 estados do país e o Distrito Federal.

No ano passado, as fundações de apoio filiadas ao CONFIES captaram R$ 8 bilhões e bateram o recorde de R$ 7 bilhões do ano anterior, mesmo em tempos de pandemia, de restrições orçamentárias e de crise econômica.

Assessoria de imprensa
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br